Minas Gerais

Copa Internacional de Mountain Bike é transmitida pela Rede Minas nesta sexta-feira (15/3)

Publicados

em

Renato Mancini

Os melhores sobre duas rodas estarão pedalando em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A cidade abre a primeira etapa da Copa Internacional de Mountain Bike (CiMTB) nesta sexta-feira (15/3).

Cerca de mil atletas do Brasil, Colômbia e México participam das provas, que vão até domingo (17/3). Muitos deles são as promessas de garantir vaga para as Olimpíadas de Paris.

A Rede Minas acompanha o desafio e transmite, durante quatro horas, as competições que vão transformar as trilhas mineiras em uma passarela do ciclismo.

A transmissão acontece 13h30, na disputa do Short Track (XCC). Atletas de várias categorias vão percorrer um circuito de aproximadamente um quilômetro em uma pista fechada com muitos obstáculos. O objetivo é completar o maior número de voltas possível dentro do tempo determinado.

Além dos ciclistas das provas super elites masculino e feminino, destaques da competição, também estão no circuito atletas das categorias teen, júnior, cadete, máster, elétrica e geral. São homens, mulheres e até adolescentes que encaram o desafio na terra.

É a segunda vez que uma etapa da Copa Internacional acontece nas famosas trilhas de Nova Lima. A cidade se destaca no país como a única que tem mais de 300 quilômetros de trilhas tombadas pela prefeitura. Desde 2016, esses circuitos para caminhantes e ciclistas são protegidos pelo município.

Ultrafotos

Estrelas da bike

A disputa do XCC na Copa Internacional de Mountain Bike que a Rede Minas transmite reúne um time de campeões que buscam pontos que valem vagas, masculinas e femininas, para o país nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Leia Também:  Audiência conjunta vai debater nesta quarta (14) impactos do traçado do Rodoanel Metropolitano

Entre eles, o mineiro José Gabriel Marques de Almeida. Morador de Nova Lima, ele conquistou o bronze no Pan-Americano de 2023. Entre as mineiras, estão Karen Olímpio, Isabella Lacerda e Hercília Najara, que já colecionam títulos de outras importantes competições.

Ciclistas de outros estados brasileiros também marcam presença na disputa. Destaque para os paulistas Gustavo Xavier e Luiz Cocuzzi – esse que representou o Brasil na Olimpíada em Tóquio. Na categoria feminina, tem a goiana Raiza Goulão, que também esteve na Rio 2016, na disputa do Brasil por uma medalha olímpica.

Entre os estrangeiros, desembarcam em Minas os colombianos Diego Arias, Jhonnatan Botero e Hilvar Malaver, conhecidos pelo desempenho nas trilhas internacionais, e a mexicana Erika Monserrath.

Rede Minas na Copa Internacional de Mountain Bike

A Copa Internacional de Mountain Bike acontece em quatro etapas. A primeira fase é em Nova Lima, entre os dias 15 e 17/3. A Rede Minas vai transmitir as provas do primeiro dia de competição, das 13h30 às 17h30. O público acompanha pela TV, no site redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay.

A emissora pública mineira também vai estar na segunda fase do campeonato, que acontece de 26 a 28/4, em Araxá, no Alto Paranaíba, na disputa que também vale pontos para garantir um lugar na Olimpíada de Paris.

A terceira e quarta etapas acontecem em Poços de Caldas, no Sul de Minas, em junho, e em Congonhas, região Central do estado, em setembro, com transmissão garantida na TV aberta para o estado de Minas Gerais e, para o Brasil, na plataforma de streaming EMCplay.

Leia Também:  Governo de Minas concede Tratamento Tributário Setorial para cervejarias de micro, pequeno e médio portes

“O esporte tem um papel super importante na nossa sociedade e é nosso papel informar, difundir eventos importantes como esse. É um evento histórico para Minas Gerais”, diz Gustavo Mendicino, presidente da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), que gerencia as emissoras públicas do estado.

Rogério Bernardes, organizador da Copa Internacional, também comemora a iniciativa que vai dar visibilidade à competição. Segundo ele, “Transmitir a prova para mais de 500 cidades de Minas Gerais na TV aberta é uma excelente novidade não só para os telespectadores, como para todo o mercado do ciclismo. Particularmente, fiquei muito feliz pelo fechamento desta parceria”, concluiu.

CiMTB em Nova Lima

A primeira etapa da Copa Internacional de Mountain Bike acontece no Mirante CSul, na Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima. Durante três dias, atletas profissionais, paratletas, adolescentes e crianças se revezam em provas, algumas delas que valem pontos para classificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Além da programação esportiva, o evento ainda conta com shows, área de alimentação e bebida, feira com expositores do mercado da bike, Feira Artesanal Itinerante com produtos agroecológicos, artesanatos e quitandas e área com brinquedos infantis.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Governo de Minas segue em alerta por conta do período chuvoso

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Segunda edição do Prêmio Escola Transformação 2022 distribui 351 premiações a unidades da rede estadual de ensino

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA