Minas Gerais
Copam inicia processo de eleição para recomposição no biênio 2023/2025
A eleição para o Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) – biênio 2023/2025, está marcada e os interessados em concorrer têm até 29/11 para inscrever a candidatura.
O edital, publicado no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais de 26/10, estabelece as regras para o processo eletivo de membros da sociedade civil no Copam, órgão colegiado que define as diretrizes e políticas ambientais no estado. O processo elegerá, de maneira democrática e participativa, os membros do Plenário, das seis Câmaras Técnicas Especializadas e das nove Unidades Regionais Colegiadas (URCs).
Serão eleitas Organizações Não Governamentais (ONGs) legalmente constituídas para a proteção, conservação e melhoria do meio ambiente; entidades reconhecidamente dedicadas ao ensino, pesquisa ou desenvolvimento tecnológico ou científico na área do meio ambiente e da melhoria da qualidade de vida e organizações da sociedade civil representativas de categorias de profissionais liberais ligadas à proteção de meio ambiente.
O período de cadastro para a habilitação como usuário externo no Sistema Eletrônico de Informação (SEI) segue aberto até o dia 22/11. A inscrição dos interessados em participar do processo deverão ser realizadas no período de até 29/11 e a votação será realizada, exclusivamente pela internet, de 9 a 11/1/2023.
Resultado
A divulgação do resultado final do processo eletivo deverá ocorrer em 25/1/2023, com posse prevista para o primeiro semestre de 2023.
Para participar do processo eleitoral, é preciso estar atento a todas as regras do edital e à documentação exigida, que deve ser enviada por meio do SEI e anexada em campo específico.
Todas as orientações para o processo estão disponíveis no endereço eletrônico: https://conselhos.meioambiente.mg.gov.br/eleicao-copam-2023-2025-recomposicao.
Para inscrição no SEI, a instituição interessada deverá realizar cadastro como “usuário externo” e seguir as orientações de cadastro e habilitação disponíveis no edital do processo eletivo. A solicitação do cadastramento como “usuário externo” deverá ser feita pelo representante legal da instituição interessada, dentro do prazo fixado no calendário de atividades disposto no anexo I do edital.
Após o preenchimento do formulário de acesso ao SEI, o representante legal da instituição interessada deverá enviar a documentação solicitada para o endereço de e-mail eleicaocopam@meioambiente.mg.gov.br, para recebimento do login e da senha de acesso ao sistema.
O representante legal da entidade interessada será responsável por acompanhar todas as movimentações e requerimentos referentes ao processo eletivo por meio do número do processo eletrônico de inscrição no SEI durante a vigência do processo de eleição.
Em caso de dúvidas sobre o processo eleitoral os interessados podem entrar em contato pelos telefones (031) 3915-1547, 3915-1559 e 3915-1560 ou pelo e-mail eleicaocopam@meioambiente.mg.gov.brcom a seguinte redação no assunto do e-mail “Dúvidas Edital Copam 2023/2025”.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.