Minas Gerais
Copasa celebra Dia Mundial do Meio Ambiente com extensa programação
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5/6, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) está realizando, na região Oeste do estado, diversas atividades com instituições de ensino e a comunidade. A expectativa é que 3.700 pessoas sejam impactadas durante o cumprimento do cronograma, que teve início em 22/5 e vai até a segunda quinzena de junho.
Para marcar a data, na manhã desta segunda-feira (5/6) foi assinada pela Copasa uma ordem de serviço para construção de um Centro de Educação Ambiental (Ceam) em Patos de Minas. As obras estão avaliadas em R$ 3,2 milhões e devem beneficiar os 160 mil moradores da cidade. O prédio, cuja obra começará nos próximos dias e deverá ficar pronto em 12 meses, sediará diversas atividades de cunho ambiental, das quais poderão participar, ainda, a população dos municípios vizinhos.
As ações também não param nas instituições de ensino. Integrantes da equipe socioambiental realizaram palestras para os estudantes de diferentes escolas e apresentaram as principais razões para a preservação do meio ambiente, bem como a relação entre a água e a natureza, os benefícios do tratamento do esgoto para proteção e recuperação da fauna e da flora, além do desenvolvimento socioeconômico das cidades.
Nesta segunda-feira, os alunos da Escola Municipal Delfim Moreira, do distrito de Lanhosos, pertencente a Patos de Minas, assistiram à palestra da Companhia e visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Copasa de Patos. Os estudantes da Escola Municipal José Barbosa de Miranda, da comunidade do Angico, pertencente a Indianópolis, participaram de uma oficina em que aprenderam como transformar óleo usado em sabão. As turmas estudantis da Escola Municipal José Saturnino Pinto, de Cachoeirinha, distrito de Córrego Danta, também assistiram à palestra da empresa de manhã. E em Rio Paranaíba, estudantes do curso de engenharia civil, do campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV) localizado na cidade, visitaram a ETA da Copasa no município.
Mobilização
As atividades no Triângulo Mineiro têm ocorrido desde 22/5. A Copasa já ministrou palestras em Abaeté de Baixo, distrito de Matutina; Alagoas, distrito de Patos de Minas; Conquista; Galena, distrito de Presidente Olegário; Matutina; Patos de Minas; São Gonçalo do Abaeté e Varjão de Minas.
A especialista em educação básica Suiene de Oliveira Rocha, da Escola Estadual João Pereira Brandão, de Varjão de Minas, considera importante o contato da companhia com os alunos. “Foi um momento ímpar que a Copasa proporcionou aos estudantes, unindo o conteúdo teórico estudado nos diversos componentes curriculares à vivência prática, semeando a corresponsabilidade ambiental. A palestra reforçou a parceria entre nossa escola e a empresa, iniciada na Gincana Chuá Socioambiental, que irá além muros da instituição de ensino, envolvendo toda a comunidade Varjonense, com o intuito de preservação do meio ambiente”, destacou a educadora.
Para o supervisor socioambiental da Copasa, Fernando Corrêa, o contato direto com a comunidade escolar é um investimento em longo prazo. “Se queremos mudar o futuro, precisamos começar pelo presente, com os jovens que serão o nosso amanhã. Por isso, é importante que desde cedo eles aprendam como o meio ambiente pode impactar diretamente em suas vidas”, pontuou.
Programação das atividades:
Terça-feira – 6/6
– Visita do Colégio São Domingos, de Araxá, à ETA da Copasa na cidade.
– Palestra na Escola Estadual José Romero da Silveira, em João Pinheiro.
– Palestra na Escola Municipal Iolete da Graça Vilela Soares, em Carneirinho.
– Palestra na Escola Municipal Prado Lopes, em Conquista.
Quarta-feira – 7/6
– Visita da escola municipal Padre Inácio, de Araxá, à ETA da Copasa na cidade.
– Palestra nas escolas estaduais Prefeito Virmondes Afonso e Padre João Balker, em Perdizes.
– Reunião com produtores rurais do Morro da Mesa, comunidade pertencente a Araxá, para falar sobre atividades do Pró-Mananciais, programa de proteção e recuperação de microbacias hidrográficas da Copasa.
– Palestra na Escola Estadual Doutor Antônio Ribeiro, em Guarda-Mor.
– Exposição da mini ETA no Parque do Mocambo, em Patos de Minas.
– Palestra na Escola Municipal João Alvarenga, em Conquista.
Terça-feira – 13/6
– Palestra na Escola Municipal Uvaldina Gontijo, em Luizlândia do Oeste, distrito de João Pinheiro.
Quarta-feira – 14/6
– Palestra para os estudantes da Escola Estadual Antônio Dias Maciel, de Patos de Minas, e visita dos mesmos à ETA da Copasa na cidade.
Quinta-feira – 15/6
– Palestra para mais estudantes da Escola Estadual Antônio Dias Maciel, de Patos de Minas, e visita dos mesmos à ETA da Copasa na cidade.
Sexta-feira – 16/6
– Visita dos alunos da escola municipal Francisco Primo de Melo e Eunice Weaver, de Araxá, à ETA da Copasa na cidade.
– Palestra para os estudantes da Escola Municipal São Judas Tadeu, de Estrela do Sul, e visita dos mesmos à ETA da Copasa na cidade.
Segunda-feira – 19/6
– Palestra para novos estudantes da Escola Estadual Antônio Dias Maciel, de Patos de Minas, e visita dos mesmos à ETA da Copasa na cidade.
Quinta-feira – 22/6
– Palestra para estudantes do Colégio Marista, de Patos de Minas, e visita dos mesmos à ETA da Copasa na cidade.
Agenda ESG e ODS
A iniciativa integra o âmbito social da Agenda ESG (sigla que se refere a questões ambientais, sociais e de governança corporativa) da Copasa. Esse termo tornou-se uma forma de se referir ao que empresas e entidades estão fazendo para serem socialmente responsáveis, ambientalmente sustentáveis e administradas de forma correta. Tudo isso vai ao encontro do propósito da Copasa de cuidar da água e gerar valor para as pessoas.
As atividades estão alinhadas, ainda, à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e em seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além dos dez princípios do Pacto Global.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.