Minas Gerais

Copasa celebra Dia Mundial do Meio Ambiente com extensa programação

Publicados

em

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5/6, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) está realizando, na região Oeste do estado, diversas atividades com instituições de ensino e a comunidade. A expectativa é que 3.700 pessoas sejam impactadas durante o cumprimento do cronograma, que teve início em 22/5 e vai até a segunda quinzena de junho.

Para marcar a data, na manhã desta segunda-feira (5/6) foi assinada pela Copasa uma ordem de serviço para construção de um Centro de Educação Ambiental (Ceam) em Patos de Minas. As obras estão avaliadas em R$ 3,2 milhões e devem beneficiar os 160 mil moradores da cidade. O prédio, cuja obra começará nos próximos dias e deverá ficar pronto em 12 meses, sediará diversas atividades de cunho ambiental, das quais poderão participar, ainda, a população dos municípios vizinhos.

As ações também não param nas instituições de ensino. Integrantes da equipe socioambiental realizaram palestras para os estudantes de diferentes escolas e apresentaram as principais razões para a preservação do meio ambiente, bem como a relação entre a água e a natureza, os benefícios do tratamento do esgoto para proteção e recuperação da fauna e da flora, além do desenvolvimento socioeconômico das cidades.

Nesta segunda-feira, os alunos da Escola Municipal Delfim Moreira, do distrito de Lanhosos, pertencente a Patos de Minas, assistiram à palestra da Companhia e visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Copasa de Patos. Os estudantes da Escola Municipal José Barbosa de Miranda, da comunidade do Angico, pertencente a Indianópolis, participaram de uma oficina em que aprenderam como transformar óleo usado em sabão. As turmas estudantis da Escola Municipal José Saturnino Pinto, de Cachoeirinha, distrito de Córrego Danta, também assistiram à palestra da empresa de manhã. E em Rio Paranaíba, estudantes do curso de engenharia civil, do campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV) localizado na cidade, visitaram a ETA da Copasa no município.

Mobilização

Leia Também:  Número de cidades em situação de emergência pela seca chega a 81  

As atividades no Triângulo Mineiro têm ocorrido desde 22/5. A Copasa já ministrou palestras em Abaeté de Baixo, distrito de Matutina; Alagoas, distrito de Patos de Minas; Conquista; Galena, distrito de Presidente Olegário; Matutina; Patos de Minas; São Gonçalo do Abaeté e Varjão de Minas.

A especialista em educação básica Suiene de Oliveira Rocha, da Escola Estadual João Pereira Brandão, de Varjão de Minas, considera importante o contato da companhia com os alunos. “Foi um momento ímpar que a Copasa proporcionou aos estudantes, unindo o conteúdo teórico estudado nos diversos componentes curriculares à vivência prática, semeando a corresponsabilidade ambiental. A palestra reforçou a parceria entre nossa escola e a empresa, iniciada na Gincana Chuá Socioambiental, que irá além muros da instituição de ensino, envolvendo toda a comunidade Varjonense, com o intuito de preservação do meio ambiente”, destacou a educadora.

Para o supervisor socioambiental da Copasa, Fernando Corrêa, o contato direto com a comunidade escolar é um investimento em longo prazo. “Se queremos mudar o futuro, precisamos começar pelo presente, com os jovens que serão o nosso amanhã. Por isso, é importante que desde cedo eles aprendam como o meio ambiente pode impactar diretamente em suas vidas”, pontuou.

Programação das atividades:

Terça-feira – 6/6

– Visita do Colégio São Domingos, de Araxá, à ETA da Copasa na cidade.

– Palestra na Escola Estadual José Romero da Silveira, em João Pinheiro.

– Palestra na Escola Municipal Iolete da Graça Vilela Soares, em Carneirinho.

– Palestra na Escola Municipal Prado Lopes, em Conquista.

Quarta-feira – 7/6

– Visita da escola municipal Padre Inácio, de Araxá, à ETA da Copasa na cidade.

– Palestra nas escolas estaduais Prefeito Virmondes Afonso e Padre João Balker, em Perdizes.

– Reunião com produtores rurais do Morro da Mesa, comunidade pertencente a Araxá, para falar sobre atividades do Pró-Mananciais, programa de proteção e recuperação de microbacias hidrográficas da Copasa.

– Palestra na Escola Estadual Doutor Antônio Ribeiro, em Guarda-Mor.

Leia Também:  Governo de Minas reconhece o Queijo Cozido durante abertura da Expoqueijo 2023

– Exposição da mini ETA no Parque do Mocambo, em Patos de Minas.

– Palestra na Escola Municipal João Alvarenga, em Conquista.

Terça-feira – 13/6

– Palestra na Escola Municipal Uvaldina Gontijo, em Luizlândia do Oeste, distrito de João Pinheiro.

Quarta-feira – 14/6

– Palestra para os estudantes da Escola Estadual Antônio Dias Maciel, de Patos de Minas, e visita dos mesmos à ETA da Copasa na cidade.

Quinta-feira – 15/6

– Palestra para mais estudantes da Escola Estadual Antônio Dias Maciel, de Patos de Minas, e visita dos mesmos à ETA da Copasa na cidade.

Sexta-feira – 16/6

– Visita dos alunos da escola municipal Francisco Primo de Melo e Eunice Weaver, de Araxá, à ETA da Copasa na cidade.

– Palestra para os estudantes da Escola Municipal São Judas Tadeu, de Estrela do Sul, e visita dos mesmos à ETA da Copasa na cidade.

Segunda-feira – 19/6

– Palestra para novos estudantes da Escola Estadual Antônio Dias Maciel, de Patos de Minas, e visita dos mesmos à ETA da Copasa na cidade.

Quinta-feira – 22/6

– Palestra para estudantes do Colégio Marista, de Patos de Minas, e visita dos mesmos à ETA da Copasa na cidade.

Agenda ESG e ODS

A iniciativa integra o âmbito social da Agenda ESG (sigla que se refere a questões ambientais, sociais e de governança corporativa) da Copasa. Esse termo tornou-se uma forma de se referir ao que empresas e entidades estão fazendo para serem socialmente responsáveis, ambientalmente sustentáveis e administradas de forma correta. Tudo isso vai ao encontro do propósito da Copasa de cuidar da água e gerar valor para as pessoas.

As atividades estão alinhadas, ainda, à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e em seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além dos dez princípios do Pacto Global.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Veja respostas às principais dúvidas sobre o programa Trilhas de Futuro

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Programa de incentivo ao esporte olímpico abre inscrições e concede 53 bolsas 

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA