Minas Gerais
Copasa e Copanor isentam 27 mil clientes atingidos pelas chuvas em Minas
A Copasa e a Copanor (subsidiária que atende a região Nordeste de Minas Gerais) isentaram 27 mil clientes que tiveram imóveis atingidos pelas enchentes registradas no início deste ano em todo o estado.
Nos meses de janeiro e fevereiro de 2022, a empresa concedeu benefícios que somam mais de R$ 4 milhões, considerando isenções de tarifa e devoluções – que são os casos de clientes que já tinham efetuado o pagamento de sua conta quando a medida foi anunciada pela companhia, em parceria com o Governo de Minas.
No total, 26.919 clientes foram beneficiados, sendo a maior parte consumidores residenciais que tiveram suas casas destruídas ou parcialmente danificadas pelas chuvas. Os demais imóveis beneficiados pela isenção incluem aqueles classificados como social ou de uso comercial, industrial e público. Importante ressaltar que clientes da categoria social receberão o benefício até este mês (abril).
Foram contemplados com o benefício consumidores de municípios em que a Defesa Civil de Minas reconheceu os decretos de estado de emergência/calamidade por causa das chuvas.
Outro benefício concedido foi a suspensão de pagamento de parcelamentos existentes por dois meses, sem juros e encargos, para as categorias residenciais, comerciais e industriais. Para a categoria social estes parcelamentos foram suspensos por quatro meses, também sem juros e encargos.
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.