Minas Gerais
Copasa e WRI Brasil iniciam estudo sobre bacias do Alto Velhas e Rio Manso

A Copasa e a WRI Brasil, instituto de pesquisa que trabalha na promoção da proteção ambiental, de oportunidades econômicas e bem-estar humano, deram a largada, nesta semana, para um estudo sobre as bacias do Alto Velhas e do Rio Manso. O objetivo é identificar problemas ambientais nessas duas bacias que podem ser mitigados com soluções baseadas na natureza e, assim, impactar positivamente os sistemas de abastecimento.
Como o próprio nome indica, soluções baseadas na natureza são ações verdes, inspiradas nas dinâmicas naturais, como ações de recuperação vegetal e construção de barraginhas, que contribuem para a restauração e conservação do ecossistema. Com duração prevista de 12 meses, o estudo pretende quantificar ganhos potenciais que podem ser obtidos com a realização dessas ações. A expectativa é a de que a pesquisa possa resultar em ações efetivas que se traduzam na qualidade de vida das populações diretamente afetadas.
Segundo Maíra Fares, responsável pelo programa Pró-Mananciais pela Unidade de Serviço de Controle Ambiental, o estudo deve subsidiar a adoção de soluções mais eficazes para os problemas das bacias. “Essas são as principais bacias em termos de abastecimento para a Região Metropolitana de Belo Horizonte, por isso são territórios estratégicos. Os dados produzidos pelo estudo devem ajudar a direcionar investimentos e proporcionar economia no tratamento de água”, explicou.
O estudo sobre as bacias do Alto Velhas e do Rio Manso faz parte do programa Cities4Forests, uma iniciativa internacional que incentiva as cidades a conservar e restaurar florestas dentro e fora dos limites urbanos.
Visita aos sistemas
Para conhecer melhor os problemas locais e discutir possíveis caminhos, foram realizadas nesta semana duas oficinas: no dia 24/5, o evento foi no sistema do Rio Manso e, no dia 25/5, no sistema do Rio das Velhas. Participaram representantes da Copasa, de prefeituras locais, de empresas e de organizações da sociedade civil, como ONGs e sindicatos.
Na avaliação de Maíra Fares, as oficinas permitiram fazer um retrato da realidade de cada uma dessas bacias e engajar atores locais na busca de um território mais sustentável e com segurança hídrica. “Foi um momento de muita troca e muita escuta. As oficinas proporcionaram uma riqueza muita grande de informações e percepções sobre esses dois sistemas”, avalia.


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas