Minas Gerais

Copasa implanta sistema de automação da captação de água no Rio São Francisco

Publicados

em

A Copasa implantou um moderno sistema de automação na área do sistema de abastecimento de água do Rio São Francisco, na cidade de Ibiaí, no Norte de Minas. Esse sistema viabiliza a operação de todo processo de produção e distribuição de água.

Neste novo modelo os empregados conseguem monitorar e controlar, em tempo real, a unidade composta por uma Estação de Tratamento de Água (ETA) com capacidade de tratamento de 500l/s, uma captação no Rio São Francisco e quatro estações elevatórias de água tratada, um trecho de aproximadamente 100 quilômetros. Tudo isso, de forma automatizada, com a utilização de equipamentos modernos, que permitem a coleta de dados para análise e melhoria da operação.

Toda a operação é feita por um software de supervisão e controle (sistema supervisório), rede wireless com rádios banda larga, controladores lógicos programáveis (PLC), câmeras e outros equipamentos eletrônicos. O sistema possibilita ainda o tráfego de dados da automação, imagens e voz em tempo real.

“A utilização deste tipo de ferramenta vem se tornando indispensável, pois a visão atual da empresa é aumentar a produtividade e reduzir os custos. A automação veio justamente para isso, pois por meio dela é possível controlar os processos, aumentar a produtividade e reduzir os custos com desperdícios, tempo e falhas na operação, por meio do controle em tempo real de todos os processos”, explica o supervisor eletromecânico da Unidade de Serviço de Apoio Operacional Norte (Uson), Iran Dilson do Carmo.

Leia Também:  Governo de Minas e Província de Jiangsu, na China, renovam irmanamento firmado há 27 anos entre as duas regiões
Copasa / Divulgação

A concepção do projeto teve como foco garantir a otimização da cadeia produtiva desde a captação do Rio São Francisco até a entrega no sistema de abastecimento de água Pacuí, localizado a uma distância de aproximadamente 100 quilômetros, garantindo segurança e confiabilidade na operação remota do sistema, bem como a redução nos custos.

A expectativa é que em breve a rede de automação do sistema São Francisco seja interligada à rede existente do sistema Pacuí, que já é operada remotamente a partir da sede da Gerência Regional da Copasa em Montes Claros. Assim, serão totalizados 160 quilômetros de monitoramento remoto, garantindo mais agilidade e redução no custo e possibilitando a operação de todo o sistema, diretamente de Montes Claros.

Sistema São Francisco

Inaugurada no ano passado, a captação no sistema São Francisco visa garantir o fornecimento de água para a cidade de Montes Claros nos próximos 30 anos. Com recursos da ordem de R$ 257 milhões, o empreendimento – executado pelo Governo de Minas e a Copasa – capta água do Rio São Francisco, na cidade de Ibiaí, e, por meio de 92 quilômetros de adutoras, leva a água já tratada a Montes Claros.

Leia Também:  Educação promove capacitação de nutricionistas que atuam na rede de ensino estadual

A obra complementa o sistema Pacuí, implantado em 2018 e pretende solucionar, de forma definitiva, os problemas de falta de abastecimento e de racionamento de água para mais de 400 mil habitantes.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Governo de Minas e Província de Jiangsu, na China, renovam irmanamento firmado há 27 anos entre as duas regiões

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA