Minas Gerais
Copasa mobiliza equipe para conter assoreamento do Rio Manso

Uma força-tarefa foi organizada pela equipe socioambiental da Gerência da Unidade de Serviço de Apoio Administrativo Centro (Usac) para lidar com o assoreamento do Rio Manso, manancial que abastece o município de Crucilândia, na região Central de Minas.
O grupo de trabalho está estudando as melhores formas para conter o assoreamento do Rio Manso a montante da captação “Águas Claras” e iniciou os trabalhos em 20/9, quando foi realizada uma visita técnica à captação. A equipe visitou ainda a Estação de Tratamento de Água (ETA) e os pontos mais críticos a montante de onde a água é coletada.
Foram discutidas ações de curto prazo, como a construção de pequenos barramentos para retenção de sedimentos, desassoreamento da captação de água e dos pontos mais próximos, com a utilização de máquinas de dragagem.
A médio e longo prazo, foi sugerida a desapropriação de um terreno às margens do rio para criação de uma bacia de contenção dos sedimentos, principalmente durante o período chuvoso, além de realizar o licenciamento e a regularização para pessoas que retiram areia na região de forma artesanal.
Também será promovida uma forte atuação junto aos proprietários rurais nas proximidades da microbacia em conjunto com o Coletivo de Meio Ambiente Local (Colmeia), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) e prefeitura municipal. Essa parceria prevê o cercamento de margens, plantio de mudas, construção de barraginhas e curvas de nível dentro do programa Pró-Mananciais, que já está em atividade na região.
A equipe que realiza o trabalho é formada pelos colaboradores Marcos Vartan e Maira Faires (USCA); Simone Matoso, Marcelo Freitas e Reginaldo Teodoro (Usac); Amilar Augusto e Adenício Silva (GRDV). Participaram como convidados Rafael Andrade e Renato Morais, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Crucilândia; Abelardo Lopes, técnico da Emater; e Anderson Oliveira, coordenador do Colmeia de Crucilândia.
Força-tarefa
Os trabalhos de combate ao assoreamento no Rio Manso começaram em setembro com o objetivo de garantir o abastecimento da cidade e preservação do manancial. Uma reunião foi realizada entre a equipe socioambiental e os empregados Claudinei Souza e Adenicio da Silva, que trabalham no sistema de Crucilândia. Na ocasião, a situação foi explicada e o grupo já iniciou o planejamento de ações para potencializar o Pró-Mananciais na região.
Até agora, o programa já realizou o cercamento de mais de 5 mil metros de margens de rios e córregos da bacia, além de áreas de preservação permanentes, que já impactaram positivamente nos trabalhos futuros. A visita técnica foi o primeiro passo para dar continuidade ao projeto.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Uberlândia lidera adesão à energia solar
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Luís Eduardo Falcão Ferreira é eleito presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) para a gestão 2025&2028
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Falcão é eleito presidente da AMM
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Imersão Indústria é um marco de inovação e conectividade para o setor industrial
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Uberaba lança Circuito Viva o Centro
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Projeto Descobrir integra novos presidentes de sindicatos rurais
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Nordisk anuncia expansão em Montes Claros
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Importação de leite em pó e muçarela: agro comemora suspensão da isenção de ICMS