Minas Gerais
Copasa promove preservação ambiental no Oeste de Minas

Com o propósito de possibilitar o fornecimento de água em quantidade e qualidade, além de garantir o acesso aos recursos naturais para as gerações atuais e futuras, neste mês de outubro a Copasa destinou, por meio do Pró-Mananciais – programa de proteção e recuperação de microbacias hidrográficas – R$2.694.075,32 para o desenvolvimento de ações de preservação ambiental em 13 municípios do Pontal do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste.
O montante será direcionado para a construção de um total de 101.580 metros de cercas no entorno de Áreas de Preservação Permanentes (APPs) de Araxá, Campos Altos, Frutal, Guimarânia, João Pinheiro, Matutina, Paracatu, Patos de Minas, Perdizes e Tiros; para a adequação de 15 quilômetros de estradas em Limeira do Oeste; 123 bolsões em Santa Vitória, além de terraços e subsolagens, em parceria com as respectivas prefeituras municipais; e construção de um viveiro de mudas nativas em São Gonçalo do Abaeté.
Segundo Fernando Corrêa, supervisor socioambiental da Copasa, as atividades ajudam a conservar as nascentes, a fauna e a flora. “As cercas impedem o pisoteio dos olhos d’água pelo gado e equinos; a adequação de estradas evita o carreamento de sólidos para as nascentes; os bolsões contribuem para a infiltração da água no solo, assim como a conservação das árvores, que por sua vez, também favorecem o nascimento e a proliferação de múltiplas espécimes de plantas e animais, acarretando assim na manutenção do ecossistema”, pontuou.
As ações são supervisionadas de perto por representantes da Copasa, mas a execução fica a cargo de empresas terceirizadas, contratadas para este objetivo. Em Limeira do Oeste, São Gonçalo do Abaeté e Santa Vitória, as atividades ocorrem simultaneamente, devido às parcerias com o executivo municipal. Já nos demais municípios, a execução das atividades ocorrerá de forma sucessiva. À medida que se encerrarem em um local, a mão de obra é direcionada para o próximo, até que os serviços sejam concluídos. A estimativa é terminar tudo ainda neste ano.
Legado verde
A Copasa tem um considerável histórico de investimentos em preservação ambiental no âmbito da Unidade de Negócio Oeste (UNOE). Desde a criação do Pró-Mananciais, em 2017, R$7.488.418,71 foram direcionados para esta finalidade, resultando no plantio de 96.631 mil mudas; adequação de 92.288 quilômetros de estradas; construção de 93.418 quilômetros de curvas de nível, entre muitas outras atividades.
Criado em 2017, o Pró-Mananciais visa proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos utilizados na captação de água para tratamento e distribuição ao público. Com a ajuda dos Coletivos Locais de Meio Ambiente (Colmeias), atua na mobilização da comunidade e de instituições parceiras, com o objetivo de construir coletivamente o sentimento de pertencimento da população à microbacia da região onde está inserida.
A iniciativa conta com aprovação da Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG) e está presente em 275 municípios em que a companhia detém a concessão dos serviços.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES5 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mineradoras disputam Serra do Pires em JF