Minas Gerais

Copasa realiza obra para substituição de interceptor de esgoto na Pampulha

Publicados

em

A Copasa inicia, na tarde desta segunda-feira (17/6), obras de melhoria na região da Pampulha. Para garantir o pleno funcionamento do interceptor de esgoto – que é uma rede de grande diâmetro responsável por receber o esgoto coletado na região e conduzi-lo até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Ribeirão do Onça –, a companhia vai substituir o trecho da tubulação localizada no bairro São Luiz, em Belo Horizonte.

As obras visam maior proteção ao sistema e renovação da tubulação, construída há mais de 30 anos, de forma evitar que a Lagoa da Pampulha seja o destino do esgoto em um eventual extravasamento da rede.

Com investimentos da ordem de R$ 13 milhões, as intervenções serão realizadas com uma nova tecnologia de serviço, o Novo Método Austríaco de Tunelamento (NATM) – Método Não Destrutivo, cuja execução é totalmente subterrânea, com a tubulação sendo implantada por meio de um túnel que atravessará por baixo da Avenida Antônio Carlos, gerando menos impacto e transtornos para a população.

Leia Também:  TJMG realiza encontro sobre Família Acolhedora em Juiz de Fora

Com profissionais devidamente treinados e capacitados, a companhia vai implantar aproximadamente 175 metros de interceptor, alterando o diâmetro original para 1.800 milímetros, o que garantirá a condução da vazão do esgoto, que pode chegar a 2 mil litros por segundo na região.

Devido à complexidade dos serviços, as obras, que ficarão concentradas na Praça Aleijadinho, no bairro São Luiz, serão realizadas em etapas.

As equipes vão trabalhar 24 horas por dia, para agilizar o processo. A previsão é que todo o serviço seja concluído em oito meses.

Apesar de, em algumas etapas dos serviços ser necessária a interdição da via em um pequeno trecho da Avenida Octacílio Negrão de Lima, entre à Alameda das Latânias e a Avenida Presidente Carlos Luz, o impacto no trânsito será mínimo para quem transita pelo local.

No decorrer da execução dos serviços, a Copasa manterá a população informada sobre as novas etapas em andamento e, quando necessário, sobre as interdições e alterações no trânsito da região.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  TJMG realiza sessão pública para divulgar notas da 2ª prova escrita do Concurso da Magistratura

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Governo de Minas divulga resultado do Prêmio Escola Transformação 2023 com distribuição de R$ 44 milhões 

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA