Minas Gerais
Copasa realiza obra para substituição de interceptor de esgoto na Pampulha

A Copasa inicia, na tarde desta segunda-feira (17/6), obras de melhoria na região da Pampulha. Para garantir o pleno funcionamento do interceptor de esgoto – que é uma rede de grande diâmetro responsável por receber o esgoto coletado na região e conduzi-lo até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Ribeirão do Onça –, a companhia vai substituir o trecho da tubulação localizada no bairro São Luiz, em Belo Horizonte.
As obras visam maior proteção ao sistema e renovação da tubulação, construída há mais de 30 anos, de forma evitar que a Lagoa da Pampulha seja o destino do esgoto em um eventual extravasamento da rede.
Com investimentos da ordem de R$ 13 milhões, as intervenções serão realizadas com uma nova tecnologia de serviço, o Novo Método Austríaco de Tunelamento (NATM) – Método Não Destrutivo, cuja execução é totalmente subterrânea, com a tubulação sendo implantada por meio de um túnel que atravessará por baixo da Avenida Antônio Carlos, gerando menos impacto e transtornos para a população.
Com profissionais devidamente treinados e capacitados, a companhia vai implantar aproximadamente 175 metros de interceptor, alterando o diâmetro original para 1.800 milímetros, o que garantirá a condução da vazão do esgoto, que pode chegar a 2 mil litros por segundo na região.
Devido à complexidade dos serviços, as obras, que ficarão concentradas na Praça Aleijadinho, no bairro São Luiz, serão realizadas em etapas.
As equipes vão trabalhar 24 horas por dia, para agilizar o processo. A previsão é que todo o serviço seja concluído em oito meses.
Apesar de, em algumas etapas dos serviços ser necessária a interdição da via em um pequeno trecho da Avenida Octacílio Negrão de Lima, entre à Alameda das Latânias e a Avenida Presidente Carlos Luz, o impacto no trânsito será mínimo para quem transita pelo local.
No decorrer da execução dos serviços, a Copasa manterá a população informada sobre as novas etapas em andamento e, quando necessário, sobre as interdições e alterações no trânsito da região.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES5 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem