Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Copasa utiliza tecnologia para atualização de cadastro de redes de água e esgoto em Montes Claros

Publicados

em

A Copasa iniciou em Montes Claros o trabalho de levantamento de redes, adutoras de água e redes coletoras de esgoto, por meio do método eletromagnético de alta frequência, denominado Radar de Penetração de Rede (GPR/Georadar). O objetivo é obter informações técnicas das tubulações existentes nas vias públicas sem a necessidade de demolição dos pavimentos e interferência no trânsito, a fim de aprimorar a qualidade dos serviços prestados na cidade.

O georadar é um método não invasivo, cuja tecnologia não utiliza a escavação do solo para localizar as tubulações, fator que reduz o custo e o tempo das execuções, além de não danificar as redes e demais estruturas subterrâneas.

A engenheira de produção da Gerência Regional Montes Claros (GRMC), Alessandra Porto, explica que o equipamento fará a identificação de 16 quilômetros de vias no município. Por meio desse trabalho, será fornecido um projeto unificado com georreferenciamento, contendo todas as indicações e detalhes da direção, profundidade e tamanho de todos os dutos enterrados nas vias definidas, cujas informações serão incorporadas ao cadastro técnico da companhia.

Leia Também:  Ganhar ‘likes’ nas redes sociais estimula a área de recompensa do cérebro humano
Copasa / Divulgação

“O georadar identifica todas as redes existentes nas vias, sejam de água, esgoto ou drenagem pluvial, com informações precisas de diâmetro, profundidade e localização. A técnica possibilitará a atualização das informações do cadastro da Copasa, eliminando inconsistências, trazendo maior confiabilidade na elaboração de estudos para melhoria do abastecimento e combate às perdas de água na distribuição, melhorando os serviços das equipes de campo”, concluiu.

A Copasa em Montes Claros

A Copasa opera o serviço de abastecimento de água e o de esgotamento sanitário na cidade desde a década de 1970. O serviço de abastecimento opera com três Estações de Tratamento de Água (ETA), com 139.338 ligações ativas, interligadas por 1.780.715 metros de redes de distribuição. Diariamente, são distribuídos, em média, 76,5 milhões de litros de água tratada na cidade. O sistema de esgotamento sanitário opera com uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), com 140.064 ligações ativas, que coletam esgotos transportados por 1.271.736 metros de redes de esgotamento.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Copasa atua na limpeza da nascente Francisco Duarte, em Araxá

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA