Minas Gerais
Corpo de Bombeiros e Junta Comercial debatem processo de licença para novos empreendimentos

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) integraram reunião para discutir a abertura de empreendimentos no estado, com foco no licenciamento perante o Corpo de Bombeiros.
O CBMMG é um dos órgãos participantes da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) e tem contribuído para a simplificação e integração do processo de registro e legalização de empresários e de pessoas jurídicas desde 2016.
Na reunião, um dos destaques foi a importância da participação do empresariado e de respectivos contadores no preenchimento do questionário de classificação de risco presente nos formulários para o licenciamento de empresas do Portal da Redesim.
Este questionário classifica os empreendimentos em níveis de risco e o preenchimento destas informações é essencial para os planejamentos do CBMMG que, atualmente, tem resultados monitorados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Índice de Segurança Contra Incêndio e Pânico (ISCIP).
Licenças
Estratégias para assegurar que as informações necessárias para a abertura de um empreendimento seguro sejam informadas corretamente também foram tema do encontro, além da possibilidade de integração de sistemas para que mesmo os empreendimentos de alto risco possam obter o licenciamento de maneira célere e informatizada.
O grupo pactuou alguns ajustes para melhorias nos sistemas informatizados, ampliação da coleta de informações e maior alcance ao empresário para a efetividade na emissão de dispensas/licenças.
Todas as ações são norteadas pela Lei de Liberdade Econômica, Lei Federal 13.874, de 20 de setembro de 2019.
Participaram os representantes CBMMG, coronel Alexandre Gomes Rodrigues, o assessor de Articulação Institucional da corporação, major Peterson José Paiva Monteiro e o capitão Fabrício Rocha Xavier; o presidente da Jucemg, Bruno Falci, acompanhado do diretor de Integração, Negócios e Tecnologia, Henrique Petrocchi e a secretária Executiva de Justiça e Segurança Pública, Tatiana Telles e Koeler de Matos.


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Sobretaxa reduzirá investimentos em MG
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Poços confirma caso de febre amarela
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Uberlândia lidera adesão à energia solar