Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Curso de Educação Ambiental da Semad tem recorde de 5,6 mil inscritos

Publicados

em


Evandro Rodney / Acervo Secult

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) inicia nesta terça-feira (22/3) o curso em Educação à Distânica (EAD) Capacitação em Educação Ambiental. A iniciativa faz parte do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, cujo objetivo é capacitar educadores para prática pedagógica em educação ambiental e desenvolver junto aos alunos atividades semanais de educação ambiental.

Em 2022, o programa contempla 73 municípios mineiros, e será implementado em 146 escolas e 292 turmas do ensino fundamental, beneficiando cerca de 7 mil alunos de todas as regiões de Minas Gerais.

Alta procura

O curso de educação ambiental é feito desde 2012 pela Semad e é aberto aos municípios selecionados pelo programa, além de educadores de todo o Brasil. Em 2021 foram três edições, sendo a última com 3 mil inscritos. Para 2022, a expectativa é de que haja novas turmas em maio e dezembro.

“O número recorde de inscritos demonstra o interesse crescente pelo tema no Brasil, além de reconhecer a qualidade do conteúdo que oferecemos. A princípio, o curso seria apenas para os municípios selecionados pelo programa, mas, diante da procura, as inscrições foram abertas para todo o Brasil”, reforça o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad (Suges), Rodrigo Franco.

Leia Também:  Repasse de R$ 118 milhões do ICMS Ecológico para 673 municípios é um dos destaques da gestão ambiental em 2022

Programação

Para os alunos do programa, serão abordados cinco temas: consumo consciente de água, consumo consciente de energia, cidadania, gestão de resíduos sólidos e educação humanitária para o bem-estar animal.

De abril a dezembro deste ano, serão ofertadas 30 atividades práticas. Dentro de cada tema serão propostas atividades para que os professores desenvolvam em sala de aula. Elas são divididas em módulos e estarão disponíveis em formato PDF e também por meio do site “Google Sala de Aula”, uma plataforma gratuita da empresa Google, voltada para a área de educação.

Umas das importantes linhas de atuação do programa é o monitoramento do consumo mensal de água e energia da residência dos alunos e das escolas participantes. Os professores receberão todas as orientações para o desenvolvimento desta atividade, que será registrada por planilhas específicas, disponibilizadas pela Semad.

A primeira reunião dos educadores envolvidos no programa ocorreu em 15/3 e reuniu mais de 140 pessoas, representando todos os 73 municípios. O próximo encontro será na sexta-feira (25/3), quando será apresentado o primeiro módulo, com informações referentes ao tema Água.

Leia Também:  Previsão do tempo para Minas Gerais nesta segunda-feira, 28 de março

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

PM intensifica combate ao crime

Publicados

em

Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.

Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.

A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.

Foco na prevenção com a chegada do fim de ano

Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.

Leia Também:  Estado amplia ações do Programa de Regularização Ambiental e trabalha em parceria com proprietários rurais para a recuperação das áreas

Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.

O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.

A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA