Minas Gerais
Curso ensina a ciência por trás dos queijos artesanais mineiros

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) realizou, na última semana, em São João del-Rei, o curso “A ciência por trás dos sabores dos queijos artesanais mineiros”. A capacitação realizada no centro de pesquisa e treinamentos em queijos artesanais do campo experimental Risoleta Neves atendeu à demanda da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG).
Participaram do curso extensionistas e produtores das regiões da Serra da Canastra e do Campo das Vertentes. O objetivo é treinar a percepção e a caracterização sensorial dos queijos artesanais mineiros pelos participantes. Para isso, foram adotadas etapas como o aumento do repertório sensorial do grupo, com base em descritores adotados em avaliações oficiais.
“Para aumentar o repertório sensorial dos produtores e extensionistas, trabalhamos com diversos queijos. Abordarmos aspectos e atributos que passam pela avaliação da aparência interna e externa, textura, aroma e odores”, explica o pesquisador da Epamig, Daniel Arantes.
Nova edição do curso “A ciência por trás dos sabores dos queijos artesanais mineiros” está sendo programada para o mês de maio. Desta vez, em parceria com Associação dos Produtores de Queijos Artesanais de Minas do Campo das Vertentes (AQMAV) e aberta aos municípios conveniados ao Campo Experimental Risoleta Neves da Epamig.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO7 dias atrás
OPERAÇÃO EIXO DUPLO É DEFLAGRADA EM PASSOS
-
Geral1 dia atrás
Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis
-
GERAL6 dias atrás
Domingos Sávio é a escolha natural de Minas para o Senado em 2026
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
PIB de Valadares perdeu com desastre
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Café da Serra da Canastra: o legado que atravessa gerações
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Saúde da região de JF terá 300 milhões
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
3ª AVALIAÇÃO TÉCNICA ATeG AGROINDÚSTRIA
-
ESPORTES18 horas atrás
Maurício do Vôlei Lidera ofensiva nacional pelo futuro da Lei de Incentivo ao Esporte