Minas Gerais

Curso gratuito de cuidados com saúde vocal do professor está com inscrições abertas

Publicados

em

Orientar e conscientizar os educadores da rede estadual quanto ao uso profissional e adequado da voz. Esse é um dos objetivos do Curso de Saúde Vocal do Professor, oferecido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), e que segue com inscrições abertas.

O curso é direcionado a professores efetivos e contratados, conforme estabelecido na Resolução Seplag nº 27 de 27 de junho de 2016. A formação tem carga horária de 20 horas e é realizada totalmente on-line, por meio da plataforma da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores da SEE/MG.

Também são objetivos:

  • Eliminar e/ou minimizar sinais e sintomas de alterações vocais.

  • Prevenir a ocorrência de doenças laríngeas e as disfonias.

  • Aperfeiçoar ou desenvolver habilidades comunicativas dos professores enquanto profissionais da comunicação.

  • Acompanhar a evolução da saúde vocal do professor.

  • Contribuir para a satisfação pessoal e profissional do professor.

De acordo com a coordenadora do Serviço de Acompanhamento Sociofuncional (SAS), Najla de Lelis Silva Mendes, a iniciativa surgiu a partir da necessidade de desenvolver uma proposta que pudesse orientar sobre a forma adequada de usar a voz em sala de aula e manter as estruturas vocálicas livres de doenças.

Leia Também:  Programa VigiMinas vai fortalecer ações de vigilância em saúde em todo o estado

“Sabemos como a voz do professor, sua entonação, é importante e dá mais significado aos conteúdos curriculares, comportamentos e vivências dos estudantes. Por isso é necessário orientar nossos professores sobre a forma adequada de usar a voz em sala de aula e manter as estruturas vocálicas livres de doenças”, explica.

A voz do professor é um recurso didático que permite uma comunicação ainda mais especializada ao demandar entonações que enchem de significados os conteúdos curriculares, além de possibilitar a troca ampla de ideias e conhecimentos.

Portanto, o objetivo geral é propor ações de promoção da saúde e prevenção de agravos à saúde vocal que irão, direta ou indiretamente, contribuir no aproveitamento escolar dos alunos. “Professor, venha dedicar um pouco do seu tempo ao cuidado e à prevenção de sua saúde vocal”, convida Najla.

Inscreva-se

O curso tem duração de um mês: de 24/6 a 24/7. As inscrições começaram em 20/5, vão até 17/6 e podem ser feitas por meio deste formulário.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Cemig alerta população sobre cuidados e segurança durante eventos climáticos
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA