Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Curso gratuito de cuidados com saúde vocal do professor está com inscrições abertas

Publicados

em

Orientar e conscientizar os educadores da rede estadual quanto ao uso profissional e adequado da voz. Esse é um dos objetivos do Curso de Saúde Vocal do Professor, oferecido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), e que segue com inscrições abertas.

O curso é direcionado a professores efetivos e contratados, conforme estabelecido na Resolução Seplag nº 27 de 27 de junho de 2016. A formação tem carga horária de 20 horas e é realizada totalmente on-line, por meio da plataforma da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores da SEE/MG.

Também são objetivos:

  • Eliminar e/ou minimizar sinais e sintomas de alterações vocais.

  • Prevenir a ocorrência de doenças laríngeas e as disfonias.

  • Aperfeiçoar ou desenvolver habilidades comunicativas dos professores enquanto profissionais da comunicação.

  • Acompanhar a evolução da saúde vocal do professor.

  • Contribuir para a satisfação pessoal e profissional do professor.

De acordo com a coordenadora do Serviço de Acompanhamento Sociofuncional (SAS), Najla de Lelis Silva Mendes, a iniciativa surgiu a partir da necessidade de desenvolver uma proposta que pudesse orientar sobre a forma adequada de usar a voz em sala de aula e manter as estruturas vocálicas livres de doenças.

Leia Também:  Minas Gerais atrai fabricante de aeronaves regionais

“Sabemos como a voz do professor, sua entonação, é importante e dá mais significado aos conteúdos curriculares, comportamentos e vivências dos estudantes. Por isso é necessário orientar nossos professores sobre a forma adequada de usar a voz em sala de aula e manter as estruturas vocálicas livres de doenças”, explica.

A voz do professor é um recurso didático que permite uma comunicação ainda mais especializada ao demandar entonações que enchem de significados os conteúdos curriculares, além de possibilitar a troca ampla de ideias e conhecimentos.

Portanto, o objetivo geral é propor ações de promoção da saúde e prevenção de agravos à saúde vocal que irão, direta ou indiretamente, contribuir no aproveitamento escolar dos alunos. “Professor, venha dedicar um pouco do seu tempo ao cuidado e à prevenção de sua saúde vocal”, convida Najla.

Inscreva-se

O curso tem duração de um mês: de 24/6 a 24/7. As inscrições começaram em 20/5, vão até 17/6 e podem ser feitas por meio deste formulário.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

PM intensifica combate ao crime

Publicados

em

Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.

Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.

A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.

Foco na prevenção com a chegada do fim de ano

Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.

Leia Também:  Inscrições para concurso público da Fhemig vão até dia 25/7

Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.

O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.

A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA