Minas Gerais

Curso livre e gratuito ensina mapas temáticos com ferramentas de geoprocessamento 

Publicados

em

Interessados em aprender a elaborar mapas temáticos a partir de ferramentas de geoprocessamento têm um novo curso à disposição, gratuito, a partir desta quarta-feira (14/6). Chamada de “Introdução à Cartografia e Produção de Mapas com o QGIS”, a capacitação funciona na modalidade de Ensino a Distância (EaD), por meio da plataforma Trilhas do Saber, do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema).

Anteriormente restrito a servidores do meio ambiente, o curso foi atualizado e adaptado também para o público externo. A iniciativa é da Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges), por meio da Diretoria de Gestão Territorial Ambiental (DGTA).

Por meio do software livre QGIS, a capacitação ensina a construir mapas temáticos independente de conhecimento prévio na área de geoprocessamento e análise espacial, por meio da manipulação de camadas de informação geográfica com maior segurança, autonomia e rigor técnico. O conteúdo é distribuído em três módulos distintos: Fundamentos da Cartografia; Elementos Básicos de Um Mapa e Construindo seu Mapa no QGIS.

Oportunidade

De acordo com o gestor ambiental Éder Pereira Oliveira, da DGTA, a disponibilidade do curso, tanto para os técnicos do Sisema quanto para o público em geral, é de extrema importância na promoção do uso das geotecnologias livres. “Queremos aprimorar a compreensão do espaço geográfico em Minas Gerais e este curso representa oportunidade valiosa para os alunos desenvolverem habilidades no campo da geotecnologia, que está em constante crescimento, tanto no Brasil quanto no mundo”, avalia.

Leia Também:  Encontro de Integração Sedese 2022, em BH, discute temas como apoio técnico aos municípios e Piso Mineiro de Assistência Social

“A análise das dinâmicas ambientais do território a partir de bases de dados e informações em formato geoespacial permite que as pessoas passem a entender aspectos sinérgicos e cumulativos das atividades humanas, gerando aumento na qualidade da tomada de decisão”, acrescenta o superintendente de Gestão Ambiental da Semad, Diogo Melo Franco.

O curso pode ser feito por meio do link: http://trilhasdosaber.meioambiente.mg.gov.br/course/view.php?id=490

Trilhas do Saber

Desenvolvida com a proposta de romper as barreiras geográficas e oferecer aos servidores do meio ambiente e parceiros externos possibilidade de formação contínua, a plataforma Trilhas do Saber – Universidade Corporativa do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) – se destaca especialmente por oferecer cursos gratuitos na modalidade Ensino a Distância (EaD), colaborando na preservação e melhoria da qualidade ambiental e desenvolvimento sustentável em Minas.

A ferramenta, que oferece formações semipresenciais ou totalmente EaD, além de repositório de conteúdo de cursos presenciais, foi idealizada pela Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, da Semad. Desde a implementação, em 2009, o ambiente vem passando por transformações importantes, como a atualização para o Moodle 3.5, o que proporcionou melhorias em desempenho, acesso, navegação e experiência dos usuários.

Leia Também:  Ejef e Direção do Foro de BH inauguram curso de atendimento humanizado

Os 150 cursos já produzidos, tanto para público interno quanto externo, estão organizados em seis categorias, com temas alinhados às demandas das unidades administrativas e com o objetivo de promover conhecimento e desenvolvimento das competências técnicas, essenciais e gerenciais.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Programa Acolher oferece atendimento psicológico gratuito aos estudantes da Unimontes pelo sistema on-line
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA