Minas Gerais
Curso profissionalizante de jardinagem e paisagismo abre nova turma

Incentivar a conscientização ambiental por meio do ensino profissionalizante de jardinagem, paisagismo e do contato direto com a natureza é a proposta do projeto Horto Jovem, que chega à terceira turma em fevereiro. A iniciativa, promovida pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) em parceria com a prefeitura de São João Nepomuceno, na Zona da Mata, já levou educação ambiental e cultura sustentável a cerca de 70 estudantes das redes pública e particular de ensino do município.
Os encontros do Projeto Horto Jovem são realizados duas vezes por semana no viveiro de mudas mantido pelo IEF na cidade, com atividades realizadas também em praças públicas. Nesta terceira edição, o projeto conta com 23 alunos do ensino fundamental das escolas estaduais Gabriel Arcanjo de Mendonça e Oswaldo Cruz e das escolas municipais Dr. Augusto Glória e Três Maria, além do Colégio Apoio.
Ao serem apresentados ao programa, os jovens recebem também uma apostila com informações sobre produção de mudas e jardinagem, uma mochila confeccionada com material reciclável, luvas, protetor solar e um avental para as atividades em campo ministradas por técnicos do IEF.
“Além de ensinar sobre produção de mudas, jardinagem e plantio de árvores, trabalhamos também a educação ambiental de forma mais ampla, com ações relacionadas à reciclagem, reuso de materiais e coleta seletiva. Este ano, iniciamos também uma atividade de reciclagem para os alunos desenvolverem em suas casas e comunidades”, explica a analista ambiental do IEF, Vanda Leite, uma das responsáveis pelo projeto.
Preservação ambiental
Alice Rodrigues é aluna do nono ano na Escola Estadual Prof. Gabriel Arcanjo Mendonça e participa da terceira edição do projeto Horto Jovem. Para a jovem de 14 anos, o contato com a natureza ajuda a entender melhor a importância da preservação ambiental. “Nunca tinha tido contato com jardinagem e paisagismo e estou achando tudo muito interessante. Cuidar da natureza é uma das coisas mais importantes pois nela estão os recursos naturais necessários para a nossa sobrevivência”, conta a estudante.
Para o prefeito de São João Nepomuceno, Ernandes José da Silva, a parceria entre o IEF e o município desperta entre os alunos participantes não apenas a consciência ambiental, mas o cuidado com o patrimônio público e a cidadania. “A intenção é aprimorarmos a parceria com o viveiro do IEF e com o tempo produzirmos mudas para o paisagismo do município”, disse.
Histórico
Criado em 2020, o projeto Horto Jovem utiliza a educação ambiental como ferramenta de integração à natureza e promoção da cidadania. Em dois anos de atuação, o projeto já ministrou turmas gratuitas de jardinagem e paisagismo junto a cinco escolas públicas e particulares do município de São João Nepomuceno.
Os alunos participantes são selecionados a partir do projeto “Ação Jovem”, promovido pela prefeitura do município, que tem como objetivo oferecer formação profissionalizante aos jovens da região para, em seguida, encaminhá-los ao mercado de trabalho.
Nas ações, o projeto Horto Jovem busca despertar nos alunos a consciência ambiental, o cuidado com o espaço público e a socialização a partir de atividades pedagógicas capazes de aproximar os jovens da questão ambiental e, também, formando agentes multiplicadores de conceitos ligados à sustentabilidade junto à comunidade.


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES7 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics