Minas Gerais
Defensoria Pública de Minas Gerais apresenta planejamento estratégico de 2023 a 2025

A defensora pública-geral de Minas Gerais, Raquel da Costa Dias, apresentou ao governador Romeu Zema, nesta segunda-feira (23/1), na Cidade Administrativa, o planejamento estratégico do órgão para os anos de 2023 e 2025.
De acordo com a defensora, serão trabalhados 20 projetos para que o órgão se fortaleça e ofereça serviços à população com mais qualidade, excelência, efetividade e rapidez nas soluções das diversas demandas. “Também apresentei ao governador a execução do primeiro planejamento executado nos anos anteriores e dos objetivos institucionais que foram priorizados”, explicou.
A situação carcerária, que é um dos projetos, foi abordada durante o encontro sob dois aspectos: a diminuição de custos e uma política macro de prevenção e redução da criminalidade.
“Nosso objetivo é que tenhamos no estado apenas pessoas presas por decisões judicialmente fundamentadas, e não por excesso de prazos, por exemplo”, disse.
Já em relação à diminuição da criminalidade, o órgão tem um projeto que se chama Defensoria no Lar, que consiste na conciliação dos conflitos. “O defensor vai até os assistidos e atua extrajudicialmente. Isso gera resultados positivos porque ajuda a desafogar o Judiciário”, afirmou.
Cooperação
Outro avanço já em curso é a expansão dos serviços para as novas unidades, como Arcos, Itamogi, Itamonte, Pirapetinga, Cláudio, Cambuquira, Barroso, Brazópolis e São João da Ponte. “Os serviços são prestados por cooperação. Como são municípios pequenos, o defensor e o juiz estão presentes nessas cidades duas vezes por semana, tempo suficiente para atender as demandas”, disse.
Defensoria Itinerante é uma outra forma de o órgão chegar onde a Defensoria não tem estrutura física. “Só no ano passado, o ônibus da Defensoria rodou mais de 30 mil quilômetros prestando serviços de atendimento à população”, disse.
O governador comemorou os resultados alcançados pelo primeiro planejamento e parabenizou pelos projetos que serão desenvolvidos até 2025. “A Defensoria já conseguiu fazer diversos avanços e vamos fazer mais. É importante chegar a cada vez mais cidades e à população”, enfatizou.
Também participaram do encontro o secretário-geral, Marcel Dornas Beghini, o subdefensor público-geral de Minas Gerais, Nikolas Stefany Macedo Katopodis, e a chefe de gabinete da Defensoria Pública-Geral, Caroline Loureiro Goulart Teixeira.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais