Minas Gerais
Defesa Civil Estadual alerta para baixa umidade relativa do ar

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) faz alerta para a população mineira diante da baixa umidade relativa do ar prevista para os dias 3, 4 e 5/7. A queda é resultado de uma massa de ar seco que vai atingir boa parte do estado.
O ar seco pode provocar, dentre vários sintomas, dor de cabeça, sangramento nasal, garganta seca e irritada, sensação de areia nos olhos, ressecamento da pele, cansaço e incômodo ao respirar. Por isso, o coordenador Estadual Adjunto de Defesa Civil, tenente-coronel Carlos Eduardo Lopes, explica que manter o corpo hidratado é a melhor opção.
“Beber muita água, ainda que não sinta sede, é uma ótima saída para contornar o ar seco. Quem tem problemas respiratórios também deve se atentar com a hidratação das vias aéreas”, orienta.
Evitar a prática de exercícios físicos entre 10h e 16h, manter a casa arejada e aumentar o consumo de frutas e verduras também estão entre os cuidados. Outra alternativa é manter o próprio ambiente mais úmido.
“Usar o umidificador de ar ou até mesmo colocar uma bacia de água no cômodo já ajuda bastante na hora de deixar o ambiente menos seco”, complementa.
Previsão do tempo
Segundo o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas, a presença de uma massa de ar seco vai deixar os índices de umidade relativa do ar baixos no período da tarde em Minas Gerais.
A previsão é de umidade relativa do ar entre 15 e 20% nas mesorregiões Norte, Noroeste, Central, Oeste, Triângulo/Alto Paranaíba e Sul.
Já na metade leste do Norte, Metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata e Campo das Vertentes, a umidade relativa do ar deve ficar entre 21 e 30%
Nas demais regiões do estado, a previsão é de umidade relativa do ar variando entre 31 e 40%.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais