Minas Gerais
Defesa Civil promove cursos de capacitação para municípios da Zona da Mata e Sul de Minas
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) realizou, nos dias 8, 9 e 10/3, “Curso de Captação de Recursos para Resposta e Recuperação a Desastres, Solicitação e Prestação de Contas de Ajuda Humanitária” nos municípios de Pouso Alegre, Lavras e Juiz de Fora.
O projeto, que treinou cerca de 300 agentes, tem como principal objetivo aprimorar a capacitação das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (Compdec).
Segundo o diretor de Resposta a Desastres e um dos responsáveis pelo curso, capitão BM Ênio Virgilio Martins de Sousa, a iniciativa é essencial para deixar a estrutura dos municípios mais robusta. “Nosso intuito é agregar conhecimento na parte de captação de recursos, apoio complementar, seja do Estado, seja da União, Defesa Civil Estadual, Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil para potencializar as ações de resposta dos coordenadores municipais em seus respectivos municípios”.
Além da capacitação de agentes, o Governo do Estado fez o maior investimento em Defesa Civil da história de Minas Gerais.
Em 2022, foram adquiridos e distribuídos 497 kits, novalor de R$ 163,4 mil cada, contendo viatura 4×4, notebook, trena digital e coletes reflexivos.
A ação busca estruturar os municípios e garantir melhor atendimento em situações de emergência como inundações e outras adversidades.
O investimento é fruto do Acordo Judicial, assinado em abril de 2020, que busca reparar danos decorrentes do rompimento das barragens da Vale S.A. em Brumadinho. A tragédia tirou a vida de 272 pessoas e gerou impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o estado de Minas Gerais.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.