Minas Gerais
Diário Escolar Digital+ já está disponível para os professores da rede estadual
Professores da rede de ensino estadual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) já podem acessar e utilizar o Diário Escolar Digital+ (DED+). Ferramenta importante do corpo docente da SEE/MG, o DED+ apresenta as novas funcionalidades para registro do ano letivo de 2024, que podem ser exploradas pelos professores por meio deste link.
Desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), em parceria com a Assessoria de Inovação da SEE/MG, a disponibilização do DED+ é uma das prioridades da SEE/MG para o ano letivo de 2024. A ferramenta é a versão aprimorada do sistema anterior do Diário Escolar Digital e com novas funções, construídas com o auxílio de professores, diretores e especialistas da rede estadual.
Aguardada pela rede estadual, a novidade foi oficializada em memorando enviado às escolas estaduais, no qual a SEE/MG orienta sobre o uso da ferramenta e esclarece dúvidas sobre acesso à plataforma.
“Os professores vão conhecer várias novidades, a principal delas é uma tela muito mais intuitiva e amigável, além da chamada do dia, uma nova funcionalidade que vai facilitar ainda mais a vida de vocês. O DED+ é um sistema construído por professores para professores”, destaca o assessor-chefe da Assessoria de Inovação da SEE/MG, Magno Torquette.
DED+ intuitivo e prático
As principais novidades do DED+ focam em três campos: registro de chamadas, planejamento e acompanhamento de desempenho dos estudantes.
Assim que acessam o DED+, os professores encontrarão uma lista de suas turmas, facilitando a localização e gerenciamento das atividades. Após selecionar a turma, o sistema apresenta o relatório geral da sala, contendo listagem dos estudantes, notas e faltas, podendo filtrar por bimestre ou pelo consolidado anual. Na mesma tela, com apenas um clique, o professor terá acesso a novidade da “Chamada do Dia”, registro de frequência do dia corrente.
Além do acesso ao menu de aulas e de avaliações da turma, o sistema oferece o relatório individual do estudante, proporcionando aos professores uma visão mais detalhada da trajetória escolar de cada aluno ao longo do ano. Para o panorama geral da turma, pode ser visualizado um relatório por sala, incluindo listagem de estudantes, notas e faltas, com opção de filtragem por bimestre ou consolidado anual.
Para otimizar o fechamento do bimestre, o DED+ apresenta uma listagem categorizada das turmas com pendências de lançamentos, direcionando o professor diretamente às tarefas pendentes com agilidade.
Versão para gestores e especialistas
Nesta primeira etapa de implementação, o DED+ estará disponível para funcionalidades de uso dos professores. Gestores e especialistas terão acesso às funcionalidades específicas para uso de suas funções em breve, além da liberação de novas ferramentas para os docentes.
“Vamos ter um processo de escuta dos especialistas e da gestão escolar para garantir que a gente vai entregar um módulo que seja tão útil e tão intuitivo, quanto o que estamos entregando aos professores”, destaca Magno.
A versão anterior do Diário Escolar Digital continuará disponível por meio deste endereço.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.