Minas Gerais
Diário Escolar Digital+ já está disponível para os professores da rede estadual

Professores da rede de ensino estadual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) já podem acessar e utilizar o Diário Escolar Digital+ (DED+). Ferramenta importante do corpo docente da SEE/MG, o DED+ apresenta as novas funcionalidades para registro do ano letivo de 2024, que podem ser exploradas pelos professores por meio deste link.
Desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), em parceria com a Assessoria de Inovação da SEE/MG, a disponibilização do DED+ é uma das prioridades da SEE/MG para o ano letivo de 2024. A ferramenta é a versão aprimorada do sistema anterior do Diário Escolar Digital e com novas funções, construídas com o auxílio de professores, diretores e especialistas da rede estadual.
Aguardada pela rede estadual, a novidade foi oficializada em memorando enviado às escolas estaduais, no qual a SEE/MG orienta sobre o uso da ferramenta e esclarece dúvidas sobre acesso à plataforma.
“Os professores vão conhecer várias novidades, a principal delas é uma tela muito mais intuitiva e amigável, além da chamada do dia, uma nova funcionalidade que vai facilitar ainda mais a vida de vocês. O DED+ é um sistema construído por professores para professores”, destaca o assessor-chefe da Assessoria de Inovação da SEE/MG, Magno Torquette.
DED+ intuitivo e prático
As principais novidades do DED+ focam em três campos: registro de chamadas, planejamento e acompanhamento de desempenho dos estudantes.
Assim que acessam o DED+, os professores encontrarão uma lista de suas turmas, facilitando a localização e gerenciamento das atividades. Após selecionar a turma, o sistema apresenta o relatório geral da sala, contendo listagem dos estudantes, notas e faltas, podendo filtrar por bimestre ou pelo consolidado anual. Na mesma tela, com apenas um clique, o professor terá acesso a novidade da “Chamada do Dia”, registro de frequência do dia corrente.
Além do acesso ao menu de aulas e de avaliações da turma, o sistema oferece o relatório individual do estudante, proporcionando aos professores uma visão mais detalhada da trajetória escolar de cada aluno ao longo do ano. Para o panorama geral da turma, pode ser visualizado um relatório por sala, incluindo listagem de estudantes, notas e faltas, com opção de filtragem por bimestre ou consolidado anual.
Para otimizar o fechamento do bimestre, o DED+ apresenta uma listagem categorizada das turmas com pendências de lançamentos, direcionando o professor diretamente às tarefas pendentes com agilidade.
Versão para gestores e especialistas
Nesta primeira etapa de implementação, o DED+ estará disponível para funcionalidades de uso dos professores. Gestores e especialistas terão acesso às funcionalidades específicas para uso de suas funções em breve, além da liberação de novas ferramentas para os docentes.
“Vamos ter um processo de escuta dos especialistas e da gestão escolar para garantir que a gente vai entregar um módulo que seja tão útil e tão intuitivo, quanto o que estamos entregando aos professores”, destaca Magno.
A versão anterior do Diário Escolar Digital continuará disponível por meio deste endereço.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES5 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Mineradoras disputam Serra do Pires em JF