Minas Gerais
Divulgada lista de vencedores do 2º Prêmio da Música Popular Mineira
A Rádio Inconfidência divulga a lista de vencedores da segunda edição do Prêmio da Música Popular Mineira. Nove ganhadores são premiados por “Melhor música” e “Melhor álbum” nas áreas MPB; pop e rock; instrumental; regional, indígena e afro mineira; e obras infantis. Os artistas foram selecionados por cinco jurados e recebem prêmios de R$ 7 mil nas categorias “Melhor música” e “Melhor álbum”, além de troféus.
O 2º Prêmio da Música Popular Mineira contou com 420 inscrições de compositores, músicos e intérpretes mineiros. Desses, 269 foram habilitados para a seleção. O objetivo é valorizar e reconhecer os talentos mineiros e promover a música produzida no estado. Os vencedores ainda vão se apresentar em um espetáculo que será transmitido pela Rádio Inconfidência e Rede Minas, com data ainda a ser divulgada.
Confira a lista de ganhadores:
Ganhadores na categoria MELHOR MÚSICA:
Infantil: Pulando com os caboclos (Proponente: Aline Calixto)
Instrumental: Oscar, Martin, José (Proponente: Fabrício Conde)
MPB e afins: Raoni (Proponente: Maíra Manga)
Pop, Rock e afins: Contemporaneidade (Proponente: Max Antônio Vieira)
Regional, Indígena e Afromineira: Sabarabuçu (Proponente: Alexandre José Pinheiro Neto)Ganhadores na categoria MELHOR ÁLBUM:
Instrumental: Seiva (Proponente: Duo Mitre)
MPB e afins: Sete Cores (Proponente: Marinho Sam)
Pop, Rock e afins: Terra Vista da Lua (Proponente: Felipe de Oliveira)
Regional, Indígena e Afromineira: Coração de Marujo (Proponente: Sérgio Pererê)
Sobre o II Prêmio da Música Popular Mineira
O II Prêmio da Música Popular Mineira é promovido pela Empresa Mineira de Comunicação (EMC), vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), por meio da Rádio Inconfidência. Viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, o edital tem patrocínio da Cemig.
A ação faz parte do “Descentra Cultura”, plano da Secult de regionalização e democratização ao acesso aos bens e serviços da Cultura visando à descentralização de recursos, formação e atividades culturais pelos municípios mineiros.
Esta edição é uma homenagem ao compositor Fernando Brant, que comemoraria 75 anos em 2021, quando foi lançada a premiação.
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.