Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Divulgada lista dos classificados para a próxima etapa do 20º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais

Publicados

em

Promovido pelo Governo de Minas, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG), o 20º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais chega à segunda etapa de análises sensoriais, com seleção de 264 amostras que atingiram, no mínimo, 85 pontos, de acordo com a metodologia da Associação de Cafés Especiais (SCA, na sigla em inglês), entidade internacional de referência no setor. As duas regiões maiores produtoras de café do estado, Matas e Sul de Minas, se destacaram também na qualidade, com 132 e 80 amostras, respectivamente, classificadas para a próxima etapa.

Na primeira fase de provas sensoriais, a comissão julgadora provou mais de 12 mil xícaras, de 847 amostras previamente selecionadas na avaliação física dos grãos. Desse total, 706 amostras atingiram mais de 80 pontos, sendo, portanto, consideradas cafés especiais, pela metodologia da SCA.

Coordenador estadual da Emater, Willem de Araújo destaca a importância dessa marca. “O desempenho mostra a consolidação de Minas Gerais como a maior região produtora de cafés de alta qualidade do mundo. Essa pontuação elevada se reflete na agregação de valor do produto, pois os cafeicultores poderão comercializar cafés com valores superiores aos dos cafés comuns, negociados como commodity”.

Leia Também:  Ipsemg implementa grupo para incorporar novas tecnologias em saúde

Prazo para reamostragem

Os 264 cafés classificados serão reamostrados pelos produtores, na quantidade de três quilos cada, de acordo com as normas do edital do concurso, e deverão ser entregues nos escritórios da Emater-MG impreterivelmente até 27/10.

Em novembro, essas amostras serão submetidas a uma nova prova de xícara, por oito provadores, especialmente contratados para este fim. Nestas provas, são avaliadas características como aroma, sabor, acidez, corpo, uniformidade, ausência de defeitos e doçura, entre outros aspectos sensoriais da bebida.

O 20º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais recebeu 1.563 inscrições, nas categorias natural e cereja descascado, despolpado ou desmucilado.

A competição, promovida pela Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG), tem apoio da Universidade Federal de Lavras e patrocínio do Sicoob Crediminas. O encerramento do concurso será em dezembro, com a divulgação dos vencedores.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Integrante da lista de criminosos do programa Procura-se é preso no Rio de Janeiro

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA