Minas Gerais
Divulgada lista dos classificados para a próxima etapa do 20º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais
Promovido pelo Governo de Minas, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG), o 20º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais chega à segunda etapa de análises sensoriais, com seleção de 264 amostras que atingiram, no mínimo, 85 pontos, de acordo com a metodologia da Associação de Cafés Especiais (SCA, na sigla em inglês), entidade internacional de referência no setor. As duas regiões maiores produtoras de café do estado, Matas e Sul de Minas, se destacaram também na qualidade, com 132 e 80 amostras, respectivamente, classificadas para a próxima etapa.
Na primeira fase de provas sensoriais, a comissão julgadora provou mais de 12 mil xícaras, de 847 amostras previamente selecionadas na avaliação física dos grãos. Desse total, 706 amostras atingiram mais de 80 pontos, sendo, portanto, consideradas cafés especiais, pela metodologia da SCA.
Coordenador estadual da Emater, Willem de Araújo destaca a importância dessa marca. “O desempenho mostra a consolidação de Minas Gerais como a maior região produtora de cafés de alta qualidade do mundo. Essa pontuação elevada se reflete na agregação de valor do produto, pois os cafeicultores poderão comercializar cafés com valores superiores aos dos cafés comuns, negociados como commodity”.
Prazo para reamostragem
Os 264 cafés classificados serão reamostrados pelos produtores, na quantidade de três quilos cada, de acordo com as normas do edital do concurso, e deverão ser entregues nos escritórios da Emater-MG impreterivelmente até 27/10.
Em novembro, essas amostras serão submetidas a uma nova prova de xícara, por oito provadores, especialmente contratados para este fim. Nestas provas, são avaliadas características como aroma, sabor, acidez, corpo, uniformidade, ausência de defeitos e doçura, entre outros aspectos sensoriais da bebida.
O 20º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais recebeu 1.563 inscrições, nas categorias natural e cereja descascado, despolpado ou desmucilado.
A competição, promovida pela Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG), tem apoio da Universidade Federal de Lavras e patrocínio do Sicoob Crediminas. O encerramento do concurso será em dezembro, com a divulgação dos vencedores.
Fonte: Agência Minas
GERAL
José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”
O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.
“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.
Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.
“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.
Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina
O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.
Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.
Crítica ao governo federal e à inversão de valores
José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.
“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.
Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.
Confiança no PL e esperança de mudança
O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.
“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.
José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.
Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:
“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”
-
EMOÇÕES5 dias atrásLançamento do livro “Mulheres que Marcaram Caminhos” emociona e inspira Capitólio
-
ESPORTES5 dias atrásMarcos Roberto Bueno Vilela recebe reconhecimento como Mestre de Capoeira após 28 anos dedicados à arte
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásMetade de Uberlândia está endividada
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásArrecadação sobe 7,5% em Minas
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásCentro logístico tem expansão em Pouso Alegre
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásMinas Gerais se destaca no Prêmio ATeG 2025
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásCaravana da AMM chega a Machado nesta terça (25)
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásMais de 4 mil casos de dengue em JF



