Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Edição 2024 do Jemg bate recorde de inscrição

Publicados

em

Os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) bateram um novo recorde em 2024. A maior competição esportivo-escolar do Brasil, realizada pelo Governo de Minas, alcançou a marca de 842 municípios inscritos. Isso significa que mais 98% dos municípios mineiros estarão envolvidos nos jogos. A expectativa é que cerca de 40 mil estudantes atletas participem desta edição do Jemg.

O número é o maior desde 2019, quando 839 cidades se inscreveram e demonstra a importância da prática esportiva e da competição organizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE).

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá ressaltou o esforço coletivo para realização dos Jogos. “O recorde de inscrições na edição 2024 do Jemg foi resultado de um trabalho conjunto da equipe técnica e Diretorias Regionais da Sedese, das Superintendências Regionais de Ensino (SREs), dos gestores e representantes municipais, além dos professores de educação física, diretores de escolas e dos estudantes atletas”.

Leia Também:  Governo de Minas bate recorde na entrega de títulos de regularização fundiária rural e se prepara para nova fase de vigilância após retirada da vacinação contra aftosa

Elizabeth Jucá reforça ainda que os números refletem a importância da competição que “encanta milhares de crianças e jovens por meio da prática esportiva, promovendo a saúde, a autoestima, a inserção social e a formação integral do indivíduo”, comemora.

Inscrições

Nesta etapa de inscrição, os municípios demonstram o interesse em participar do Jemg nas modalidades coletivas e o xadrez. Posteriormente, a Sedese irá divulgar as datas de inscrições das demais modalidades.

Além do xadrez, o Jemg 2024 vai contar com as modalidades de atletismo, atletismo PCD, badminton, basquete, basquete em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, futsal, futebol de cegos, futebol de PC, ginástica artística, ginástica rítmica (feminino), halterofilismo PcD, goalball, handebol, judô, judô PCD, karatê, natação, natação PCD, parabadminton, parataekwondo, taekwondo, tênis de mesa, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas, voleibol, voleibol sentado, vôlei de praia e wrestling, nos naipes masculino e feminino.

Cronograma

O Jemg é dividido nas etapas microrregional, regional e estadual. O início da primeira etapa está previsto para 1/4.

Competição

Leia Também:  Porto de Santos bate recorde de embarques do agronegócio: crescimento de 18,7%

O Jemg é uma competição esportiva dedicada a todas as escolas públicas e particulares do estado. Podem participar estudantes-atletas com idades entre 12 e 17 anos, divididos em dois módulos. O Módulo I é voltado para aqueles nascidos, exclusivamente, nos anos de 2010, 2011 e 2012. Já o Módulo II para os estudantes-atletas com data de nascimento em 2007, 2008 e 2009.

Os jogos funcionam como seletivas para os Jogos Escolares Brasileiros (Jeb’s), Jogos da Juventude (Jjuv) e para as Paralimpíadas Escolares.

O Jemg é uma iniciativa da Sedese, por meio da Subsecretaria de Esportes (Subesp), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação. A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg).

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Governo de Minas e MPMG anunciam segunda fase do programa Minas para Sempre

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA