Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Edital destinará R$ 31 milhões para obras de saneamento na bacia do Rio Paraíba do Sul

Publicados

em


Semad / Divulgação

Um edital destinará R$ 31 milhões para implantação, implementação e ampliação de sistemas de esgotamento sanitário em municípios localizados na bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, inclusive em Minas Gerais. As inscrições deverão ser feitas no formulário disponível clicando aqui, até o dia 28/4, e serão efetivadas mediante a entrega da documentação prevista no edital.

Coordenada pelo Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap) e pela Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap), a aplicação dos recursos pretende garantir a melhoria da qualidade das águas da bacia. O Edital de Chamamento 002 do Protratar V, de 2022, é voltado para municípios e consórcios públicos inseridos na bacia do Rio Paraíba do Sul, nos quais a prestação dos serviços públicos de esgotamento sanitário seja realizada pela administração direta municipal – departamentos e secretarias – ou pela administração indireta – autarquia ou empresa pública municipal.

Aqueles onde a prestação dos serviços públicos de esgotamento sanitário é realizada por concessionária estadual, privada ou por outro instrumento jurídico, também poderão pleitear os recursos para atendimento a distritos urbanos que estejam fora da área de concessão.

Leia Também:  Tecnologia israelense no saneamento de GV

Serão aceitos projetos localizados em área urbana, conforme definido pelo plano diretor ou lei de zoneamento do município. Na ausência do plano diretor, para municípios com menos de 20 mil habitantes, são válidos projetos de soluções coletivas e públicas de saneamento, obrigatória a obtenção de licença ambiental. Para a execução de empreendimentos com recursos do Protratar Ceivap V, os tomadores deverão aportar contrapartida financeira, conforme o porte do município.

A superintendente de Saneamento da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Lilia de Castro, destaca que a ação do Ceivap reflete a importância de investimentos em projetos e programas de saneamento. “Eles resultam em melhoria da qualidade ambiental e consequentemente melhoram as condições de saúde pública”, afirma.

Os recursos são provenientes da cobrança pelo uso de recursos hídricos na bacia do Rio Paraíba do Sul, bem como da transposição das águas para a bacia do Rio Guandu.

Também participam do Protratar V os Comitês dos Afluentes do Rio Paraíba do Sul: Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul, de São Paulo; Comitê dos rios Preto e Paraibuna, e Comitê dos rios Pomba e Muriaé, ambos de Minas Gerais; Comitê do Médio Paraíba do Sul, Comitê Piabanha, Comitê Rio Dois Rios e Comitês do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana do  Rio de Janeiro. O trabalho também tem a participação da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), na condição de entidade superior na gestão de recursos hídricos.

Leia Também:  MGI abre edital para venda de imóveis em três estados

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Nova equipe dos Bombeiros de Minas Gerais segue para o Rio Grande do Sul em apoio às buscas por desaparecidos

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA