Minas Gerais

Educação define comissão julgadora do Programa Jovem Senador 

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) definiu os servidores que irão integrar a comissão julgadora para avaliar as redações dos alunos participantes do concurso do Programa Jovem Senador. A comissão selecionará as três melhores redações que irão representar Minas Gerais na etapa nacional do concurso, iniciativa realizada pelo Senado Federal.

O tema da redação deste ano foi “Saúde mental nas escolas públicas”, com inscrições encerradas no dia 5/5.

Agora, as comissões julgadoras têm até o dia 31 deste mês para classificar os textos mais relevantes.

Em Minas Gerais, a fase estadual conta com duas etapas: seleção regional das Superintendências Regionais de Ensino (SREs), na qual servidores selecionam três redações que representarão a respectiva regional; e a seleção estadual, em que a comissão julgadora selecionará as três redações do estado que serão enviadas ao Senado Federal.

Ao todo, 12 avaliadores farão parte do processo seletivo da etapa estadual, como forma de dar mais transparência ao processo. São eles: Adriana Soares Nunes de Queiroz, Alysson Faria Costa, Ana Sílvia Gama Pereira Barbosa, Cléber Leonardo de Souza, Cleuza Maria de Oliveira, Elzelina Dóris dos Santos, Fabiana Benchetrit dos Santos, Luciana Ferreira Perônico, Mara Letícia Carvalho de Souza, Ricardo Pinto de Paula, Rosália Aparecida Martins e Vânia Lúcia de Almeida.

Leia Também:  Senado aprova projeto que cria o Programa de Desenvolvimento da Indústria de Fertilizantes

Resultado

Após o final desta etapa, o Senado Federal escolherá a redação vencedora de cada estado e do Distrito Federal. O resultado será anunciado até o dia 15/6 e os estudantes vencedores se tornarão os jovens senadores e senadoras de 2023.

Iniciativa

O objetivo do Jovem Senador é fomentar a reflexão dos jovens estudantes sobre política, democracia e o exercício da cidadania, além de proporcionar o conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo e estimular o relacionamento permanente do jovem cidadão com o Senado Federal.

O programa funciona por meio de simulação no Plenário do Senado e nas salas de comissões parlamentares, durante a Semana de Vivência Legislativa, e é transmitido pelos canais de comunicação da casa.

Os estudantes selecionados participam de uma série de atividades, como palestras, debates, visitas a órgãos públicos e elaboração de projetos de lei. Como prêmio, eles participarão da Semana de Vivência Legislativa em Brasília, entre os dias 21 e 25/8, quando terão a oportunidade de conhecer o trabalho legislativo e interagir com parlamentares.

Ao final da semana, os estudantes apresentam seus projetos de lei em uma sessão plenária simulada, na qual são avaliados por uma comissão julgadora. Os projetos vencedores são encaminhados para análise dos senadores e podem se tornar leis em vigor no país.

Leia Também:  Governo dá sequência à contratação temporária e convocação on-line da Educação nesta sexta-feira (6/1)

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Fiscalização verifica regularidade de empresas do setor alimentício no Sul de Minas
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA