Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Educação divulga resultado do processo seletivo para contratação de psicólogos e assistentes sociais

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) divulgou, nesta quarta-feira (1/6), o resultado do Processo Seletivo Simplificado (PPS) para a contratação de psicólogos e assistentes sociais que vão atuar na rede estadual de ensino. Essa é uma iniciativa inédita no estado e representa um importante reforço no trabalho de desenvolvimento educacional dos estudantes e melhoria das relações na comunidade escolar.

Após uma série de entrevistas, na segunda fase do processo, foram selecionados 460 profissionais que serão integrados aos núcleos de trabalho nas 47 regionais de ensino em Minas. Confira aqui a lista dos aprovados.

“Esses profissionais chegam em um momento muito oportuno, em que após dois anos de distanciamento social por causa da pandemia, temos o desafio da readaptação escolar. Os núcleos terão um papel valioso, atuando com as equipes pedagógicas e gestoras das escolas. Teremos um melhor processo de ensino e aprendizagem dos alunos e a construção de um ambiente escolar mais colaborativo e empático”, afirma a secretária adjunta de Estado de Educação, Geniana Guimarães Faria.

Leia Também:  Saúde de Minas vai investir R$ 188 milhões em cirurgias eletivas em 2023

O trabalho do psicólogo nos núcleos será o de acompanhar o ambiente escolar e participar do processo pedagógico sem realizar uma atuação clínica. Já o assistente social deverá garantir orientações para a comunidade escolar quanto ao respeito e clareza sobre direitos e deveres individuais e coletivos, com foco na melhoria das relações de ensino e aprendizagem.

“Não se trata de um atendimento clínico, individualizado. É uma perspectiva mais coletiva na atuação de psicólogos e assistentes sociais. Esses profissionais vão apoiar a escola para o aperfeiçoamento do atendimento que já é feito pelos profissionais da unidade”, explica o Superintendente de Desenvolvimento e Avaliação da SEE/MG, Paulo Henrique Rodrigues.

De acordo com o superintendente, os candidatos selecionados terão que acompanhar atentamente os atos de convocação, que serão publicados no site www.educacao.mg.gov.br.

No endereço eletrônico também serão divulgadas todas as orientações e procedimentos para a emissão e assinatura do contrato administrativo. A partir da convocação, os candidatos selecionados terão sete dias úteis para comparecer à sede da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de sua região para conferência de documentos, emissão do contrato e assinaturas.

Leia Também:  Minas tem menor índice de docentes concursados na educação básica

Núcleos de acolhimento

Os profissionais contratados trabalharão em Núcleos de Acolhimento Educacional (NAE), que vão auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, com o objetivo de prevenir e minimizar os problemas educacionais, além de orientar a equipe gestora na mediação de conflitos.

Segundo a diretora de Modalidades de Ensino e Temáticas Especiais da SEE/MG, Patrícia Aragão, os núcleos serão compostos por duplas de profissionais, um psicólogo e um assistente social. “Dessa forma, para o ano de 2022, a SEE/MG irá alcançar as 47 Superintendências Regionais de Ensino do estado”, salienta.

As SREs serão as responsáveis por organizar a implementação dos núcleos, de acordo com a necessidade de atendimento. Foram priorizadas as cidades cujas escolas e regionais apresentaram mais registros de situações de violação de direitos dos estudantes na rede estadual de ensino.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

PM intensifica combate ao crime

Publicados

em

Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.

Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.

A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.

Foco na prevenção com a chegada do fim de ano

Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.

Leia Também:  Ciência por Elas: confira os projetos aprovados no terceiro resultado preliminar da Fapemig

Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.

O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.

A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA