Minas Gerais
Educação Especial da rede estadual de ensino forma novas turmas de cursos profissionalizantes em Minas

Escolas de Educação Especial da rede estadual de ensino de Minas Gerais estão em festa de novembro a dezembro. Isto porque já estão ocorrendo as formaturas dos cerca de 430 estudantes dos cursos profissionalizantes de Formação Inicial e Continuada (FIC) de cumim e embalador, oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Essas são as primeiras turmas de FIC a se formarem na Educação Especial.
Com o programa, a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) tem conseguido ampliar as oportunidades de capacitação de trabalhadores e estudantes, a fim de aumentar as possibilidades de entrada no mercado de trabalho. “Na educação especial, houve um olhar diferenciado, com o objetivo de promover oportunidades mais pertinentes para que eles consigam construir o futuro de forma autônoma e o protagonismo dentro de suas especificidades”, ressaltou o coordenador adjunto do Pronatec na SEE/MG, Thalles de Melo.
Autonomia
Para os professores que lecionam nos cursos, a satisfação tem sido enorme. “Tenho como principal objetivo introduzir aos estudantes no rico universo das técnicas de serviços, proporcionadas pela profissão de cumim, explorando ao máximo todas as possibilidades de atuação em restaurante, salão e cozinha, desvendando também um pouco do universo da gastronomia que tem ligação direta nas práticas de salão. Como educador e atuante na área, acredito muito no potencial dos alunos”, ressalta o gerente de eventos e professor do curso de Cumim na EE Maria das Dores de Souza, em Juiz de Fora, Rodrigo Drummond Reis.
Também atuando na capacitação desses estudantes, o professor Rodrigo Drummond Reis aponta a necessidade de uma abordagem teórica que respeite a individualidade de cada um. Segundo ele, a formação promove a qualificação dos alunos na habilitação para a prestação de serviços, como organizar ambientes, aplicar rotinas de higienização, interpretar ordens de serviço, receber clientes, servir alimentos e bebidas e no apoio ao garçom.
“Sendo uma escola de educação especial, procuro explorar da melhor forma, respeitando individualidades e potenciais de cada aluno. A profissionalização deles vem por meio do empoderamento, de dar credibilidade e fornecer recursos necessários para a segurança das atuações. Procuro formar profissionais com espírito de liderança e éticos em suas ações. Trabalho muito sobre postura profissional e de como saber respeitar as principais diferenças da diversidade e da metodologia de trabalhos em grupos”, conta o professor Rodrigo.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas