Minas Gerais
Educação lança Portal do Especialista para fortalecimento das ações pedagógicas
Os Especialistas em Educação Básica (EEB) da rede estadual de ensino agora contam com um novo portal de acesso a materiais de apoio educacional. A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), por meio da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, já apresentou a plataforma para equipes das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e escolas mineiras que vão utilizá-la daqui em diante.
Compilando mais conteúdos e possibilidades de aprofundamento didático e pedagógico, essa reformulação tem o objetivo de ampliar a divulgação de informações e práticas exitosas, alinhar orientações e articular ações educacionais entre a rede. Estruturado em quatro seções temáticas — Em Foco, Sala de Leitura, Educação a Distância e Coletivo de Educadores —, o site possibilita visualizar prioridades definidas ao longo do ano letivo — tanto sobre os assuntos que dizem respeito ao cotidiano das escolas, quanto àqueles relativos às ações, programas e projetos institucionais da SEE/MG. Há também uma seção específica sobre os Materiais de Apoio para Aprendizagem.
O novo portal do Especialista é direcionado aos EEBs mas, como oferece informações de planejamento e estruturação, os conteúdos também podem interessar outros profissionais da educação. Diretores e vice-diretores, inspetores escolares, equipes das SREs e do Órgão Central da SEE/MG podem usufruir do repositório de arquivos e do ambiente virtual para compartilhar e alinhar questões inerentes à gestão pedagógica.
Organização do portal
Montado em abas, para facilitar o acesso e otimizar a experiência do usuário, o portal possui páginas direcionadas para cada categoria de conteúdo. Funcionando como uma biblioteca, na “Sala de Leitura” é possível encontrar indicações de textos, livros, vídeos e outros materiais de referência ligados ao trabalho pedagógico. A parte de “Educação a Distância” apresenta cursos on-line de curta duração elaborados para o aprimoramento dos Especialistas em Educação Básica, viabilizando o aprofundamento nas discussões de algumas temáticas.
A aba “Coletivo de Educadores” é espaço para publicação de vídeos com experiências que inspirem outros profissionais, propiciando mais interação entre os pares. Já na “Em Foco”, estão elencadas, por bimestre, as principais temáticas pedagógicas correlatas à função dos EEBs, assim como informações sobre os principais programas, projetos e ações da SEE.
Na seção “Materiais de Apoio para Aprendizagem — MAPA”, os especialistas têm acesso a links para os principais arquivos de apoio educacional, como o Currículo Referência de Minas Gerais, Plano de Curso 2023, Cadernos Mapa, Portal Se Liga na Educação, Aplicativo Conexão Escola, Jornal Lupa e Guia de Orientação das Formações Pedagógicas.
Acesse o portaldoespecialista.educacao.mg.gov.br e confira.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.