Minas Gerais
Educação promove 1º Seminário Virtual de Formação Continuada para inspetores escolares da rede estadual de ensino
O 1º Seminário Virtual de Formação Continuada – “Regularidade e Vida Escolar” ocorreu na manhã desta segunda-feira (30/5), em videoconferência, para 906 inspetores e equipes de vidas escolares das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) da rede estadual de Minas Gerais. Ao todo, mais de 2 mil pessoas assistiram ao evento, que foi transmitido pelo Youtube.
A Assessoria Central de Inspeção Escolar da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) conduziu os temas e proporcionou momentos de aprendizado e interação entre os participantes. O objetivo foi apresentar os conceitos, recursos e procedimentos básicos relacionados ao trabalho desses profissionais.
Também participaram do encontro Perla Lima e Nivalda Batista, responsáveis pela liderança da equipe que trabalha no Estado com todas as ações relativas à regularidade, vida escolar e orientação aos expedientes de regularização e normas.
Segundo o assessor central de Inspeção da Subsecretaria de Articulação Educacional da SEE/MG, Paulo Leandro de Carvalho, o objetivo é continuar realizando as capacitações na rede. A Formação Inicial para Inspetores Escolares será feita por meio de curso em formato EAD a ser oferecido em parceria com a Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores. A formação continuada e aperfeiçoamento continuará por encontros virtuais e presenciais, seminários e visitas técnicas.
O subsecretário de Articulação Educacional da SEE/MG, Igor de Alvarenga, participou da abertura do evento e parabenizou o trabalho realizado por esses profissionais. “O inspetor escolar, junto à direção de cada unidade de ensino, foi uma liderança importante para a retomada das aulas presenciais. Além disso, recentemente, realizaram a ação de Diagnóstico de Infraestrutura, que é de extrema importância para a rede, por ser um levantamento que direciona as ações de obras e investimentos da SEE/MG. O inspetor escolar é quem avalia a escola e nos dá a garantia desses dados. Quero agradecer muito o trabalho de vocês. Espero que todos aproveitem essa formação contínua a distância”, pontuou o subsecretário.
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.