Minas Gerais
Educação promove encontro gerencial para o ano letivo de 2022
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) realizou, nesta semana, o 1º Encontro Gerencial dos Profissionais de Recursos Humanos. Diretores de pessoal das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SRE) do estado participaram da reunião, com o objetivo de planejar as ações da Subsecretaria de Gestão de Recursos Humanos da SEE/MG para o ano letivo de 2022.
De acordo com a secretária adjunta de Educação, Geniana Faria, este é o primeiro encontro gerencial presencial pós-pandemia. “Este evento foi pensado para aparar as arestas que precisam ser aparadas e alinhar o que precisa ser alinhado”, afirma. “Nossa rede é muito grande e diversa, e os nossos profissionais fazem um belo trabalho e seguram o rojão lá na ponta. Por isso, é muito importante andarmos juntos”, pontua, satisfeita com a possibilidade de rever presencialmente os profissionais.
O subsecretário de Gestão de Recursos Humanos da SEE/MG, Thomás Resende, explica que a proposta do encontro é de aproximar e estreitar laços entre os profissionais que lideram as diretorias de pessoal das regionais com a coordenação central.
“Queremos fazer um processo de escuta. Então, por exemplo, todas as anotações feitas durante as dinâmicas serão utilizadas, de forma interna, para que possamos aprimorar o planejamento para o ano letivo”, destaca.
Replicadores
A diretora de pessoal da SRE Metropolitana A, Tatiane Aparecida Soares de Paula, destacou a importância do encontro para a troca de experiências.
“Estou como diretora de pessoal desde dezembro de 2019, e, três meses depois, chegou a pandemia. Então, eu também não tinha participado de nenhum desses encontros. Nesses dois anos de muitos desafios e inseguranças, fui aprendendo a ser diretora de pessoal no dia a dia. Ter contato com pessoas com mais experiências é uma oportunidade fantástica”, revela.
O encontro contou com palestras sobre planejamentos de gestão e participação do porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG), tenente Pedro Aihara, que falou sobre propósito e a importância de um bom planejamento estratégico.
Diretoria de pessoal
A Diretoria de Pessoal – internamente chamada de Dipe – é o setor que planeja, coordena, acompanha, avalia e executa as ações de administração de pessoal e de gestão de recursos humanos das Superintendências Regionais de Ensino, com a supervisão técnica da Subsecretaria de Gestão de Recursos Humanos.
Uma das tarefas dos Dipe é a execução de atividades referentes a atos de admissão, concessão de direitos e vantagens, aposentadoria, desligamento e processamento da folha de pagamento, e aspectos relacionados à administração de pessoal dos servidores da SRE e das escolas estaduais da sua circunscrição. Também é de competência do grupo orientar os servidores sobre seus direitos e deveres e quanto à legislação e políticas de pessoal.
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.