Minas Gerais
Educação promove Roda de Conversa com estudantes da rede pública do interior
O Governo de Minas promove, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), o projeto Rodas de Conversa, com a presença do secretário Igor de Alvarenga, em escolas da rede de todo o estado.
O projeto tem o objetivo de promover reflexão, interação e diálogo aberto sobre assuntos e temas do cotidiano escolar dos jovens da rede pública estadual de ensino, além de abrir espaço para sugestões de melhorias e e contribuições para novas políticas educacionais.
Nesta semana, a SEE realizou a Roda de Conversa com o secretário em Ponte Nova, na Zona da Mata, e alunos de Ouro Preto, na Região Central.
O encontro reuniu 27 estudantes do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) das escolas estaduais Coronel Cantídio Drumond e Professor Raymundo Martiniano Ferreira, da Superintendência Regional de Ensino(SRE) Ponte Nova, e 32 alunos de sete escolas estaduais da SRE Ouro Preto.
Estudo Play
Durante a conversa, a equipe técnica da SEE/MG, além de ouvir cada estudante, apresentou as funcionalidades da ferramenta Estudo Play, de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e destacou a importância deste novo projeto para ouvir os alunos.
“Essa metodologia de trabalho surgiu para esclarecermos dúvidas e debatermos juntos o que podemos aprimorar. É algo inédito, é desafiador, pois são diversos assuntos discutidos e temos que compreender esse feedback que está sendo passado pelos nossos estudantes”, destacou o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga.
Retorno
Os jovens avaliaram a qualidade do ensino, opinaram sobre a alimentação escolar, área em que Minas se destaca como melhor estado do país, além de debaterem temas como transporte e infraestrutura da rede. As áreas têm recebido investimentos robustos desde o início da gestão estadual, que permitiram melhorias gerais das unidades, mais conforto aos estudantes e servidores.
“Foi muito importante conversar com o secretário, expressarmos nossa opinião. Acredito que esse diálogo vai trazer resultados, melhorias para nós e nossas escolas” , comemorou Matheus Rodrigues, estudante do curso técnico em informática, do Ensino Médio em Tempo Integral da escola Polivalente.
“Faço o curso técnico em segurança do trabalho. Apresentamos nossas ideias, foi ótimo poder conversar com o secretário, falar da minha escola, de como a SEE/MG pode nos auxiliar na preparação para o mercado de trabalho” , afirmou Bheatriz Barros, aluna do 1º ano do EMTI, do curso técnico em segurança do trabalho
Escola prisional
Em Ponte Nova, o secretário também esteve na Escola Estadual Professor Raymundo Martiniano Ferreira, que fica dentro do Complexo Penitenciário do município.
Ele conversou com o diretor escolar, vistoriou as instalações da unidade que atende 104 estudantes da Educação de Jovens e Adultos privados de liberdade. Na oportunidade, Igor anunciou que irá liberar, em breve, cerca de R$ 300 mil de recursos para ampliação da escola prisional, compra de mobiliário e equipamentos.
Mãos à obra SRE Ouro Preto
Em Ouro Preto, Alvarenga vistoriou as obras de reforma e restauração da Escola Estadual Dom Pedro II, prédio centenário e tombado como patrimônio histórico, e que recebeu quase R$ 8 milhões em recursos do Projeto Mãos à Obra na Escola, do Governo de Minas, coordenado pela SEE/MG.
As obras do prédio já foram iniciadas e têm previsão de serem entregues à comunidade escolar em dois anos. Ainda nesta unidade, a equipe da SEE-MG se reuniu com servidores, diretores da SRE e estudantes.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.