Minas Gerais
Educação promove segundo seminário virtual de capacitação sobre Novo Ensino Médio

A Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) realizou, nessa quinta-feira (9/3), o segundo encontro virtual da série “Diálogos Formativos: Itinerário Formativo – 1º ano Novo Ensino Médio”. O ciclo de apresentações é direcionado a professores, especialistas de educação básica e gestores da rede estadual de ensino.
Nesta edição, foram apresentados os materiais de apoio pedagógico ao professor, aprofundamentos e seus planos de curso, com objetivo de orientar os profissionais sobre o uso do Itinerário Formativo do Novo Ensino Médio – mais focado nas áreas de conhecimento e projeto de vida.
“Nosso objetivo com o webinário é apresentar as possibilidades de trabalho pedagógico à rede estadual de ensino, frente aos materiais disponibilizados para implementação dos Itinerários Formativos. Ainda teremos mais três encontros pela frente, nos quais incluiremos a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que também está implementando o Novo Ensino Médio”, explica a diretora de Ensino Médio da SEE/MG, Rosely Lima.
Este foi o segundo seminário virtual sobre Itinerário Formativos em 2023. Os próximos encontros serão realizados ainda neste primeiro semestre.
Novo Ensino Médio
A implementação do Novo Ensino Médio começou no último período letivo e está sendo feita de forma gradual na rede estadual de ensino.
Alunos que ingressaram no 1º ano, em 2022, encontraram novidades e uma etapa de ensino diferente da que antes era disponibilizada. Os estudantes passaram a ter carga horária maior e possibilidade de escolha para aprofundar em conhecimentos nas áreas formativas de seus interesses. Para permitir essas escolhas, a SEE organizou itinerários formativos de aprofundamento que têm orientado o trabalho pedagógico dos professores.
A expectativa é a de que, em 2024, o Novo Ensino Médio esteja implantado em todos os anos desta etapa escolar.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor