Minas Gerais
Educação reúne estudantes em roda de conversa em Caratinga
Num ambiente descontraído e acolhedor, aproximadamente 43 estudantes do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) participaram, na quinta-feira (11/4), em Caratinga, no Vale do Rio Doce, da segunda “Roda de Conversa com o Secretário”. A iniciativa promovida pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), tem como objetivo escutar os jovens e direcionar a pasta na criação de políticas educacionais e aprimorar as existentes no ensino público estadual mineiro.
Participaram do encontro o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, o coordenador de Aprendizagem do Ensino Médio, Alexandre Marini, e a integrante da equipe de Aprendizagem do Ensino Médio, Samira Araújo.
“A roda de conversa é uma oportunidade para ouvir os estudantes e compreender suas perspectivas sobre o ensino público. É também um momento de aprendizado, uma troca enriquecedora para a educação”, destacou Igor de Alvarenga.
A estudante Bruna Alves, da Escola Estadual José Augusto Ferreira, em Caratinga, apreciou muito participar do evento. “Foi uma experiência incrível poder ouvir o que ele tinha a dizer, sugerir, trocar ideias, expressar nossas opiniões. Recebemos feedback do secretário para esclarecer nossas dúvidas e oferecer sugestões para melhorar o ambiente escolar”, disse a estudante.
Além da roda de conversa, a passagem pela região do Vale do Rio Doce incluiu uma vistoria nas instalações da Escola Estadual Wilson Alvarenga, em Ipatinga, que atende estudantes dos anos iniciais e finais do ensino fundamental.
Desafios da Juventude
Durante o encontro, foram discutidos temas como os desafios na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o programa Se Liga na Educação, transmitido pela Rede Minas, e o Novo Ensino Médio.
“Percebemos que o governo está investindo de fato na educação, aumentando a carga horária das disciplinas necessárias para o Enem, como física, química e biologia. Vemos que o governo se preocupa desde o transporte até a forma como os professores interagem, incentivando os estudantes a produzirem mais, a serem interativos, garantindo o bom funcionamento das atividades”, disse Abraão Máximo Marra, estudante do 3º ano do EMTI da Escola Estadual Coronel Calhau, em Ipanema.
Trilhas de Futuro
Ainda em Caratinga, a Secretaria de Educação ainda participou da formatura de 148 estudantes do Trilhas de Futuro, maior projeto de preparação e capacitação de mão de obra qualificada para o mercado de trabalho. Os jovens concluíram os cursos técnicos de informática, estética e radiologia, na instituição de ensino parceira Escola Professor Jairo Grossi da Fundação Educacional de Caratinga.
Cooperação entre Estado e municípios
Já nesta sexta-feira (12/4), em Santa Bárbara do Leste, o secretário Igor de Alvarenga participou da cerimônia de entrega da quadra poliesportiva Geraldo Alberto Maia, da Escola Municipal Marlon dos Reis Lopes, construída com recursos do Projeto Mãos Dadas.
Santa Bárbara do Leste aderiu ao projeto em 2022. Foram absorvidas 248 matrículas dos anos iniciais do ensino fundamental da Escola Estadual Monsenhor Rocha. Nesta parceria, o Governo de Minas já investiu mais de R$ 1,6 milhão em melhorias para a rede de ensino do município.
Também foi inaugurada a quadra poliesportiva da Escola Municipal Wanderson de Castro, que recebeu mais de R$ 560 mil, recursos destinados pelo regime de colaboração entre estado e município para melhoria da infraestrutura da educação, por meio do Programa de Fortalecimento dos Municípios.
Escola cívico-militar e Cemei
Em Rio Piracicaba, representando o governador Romeu Zema, o secretário de Educação participou da solenidade de inauguração da Escola Municipal Preparatória Cívico e a unidade de educação infantil Cemei, na comunidade Córrego São Miguel.
Fonte: Agência Minas
GERAL
José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”
O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.
“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.
Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.
“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.
Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina
O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.
Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.
Crítica ao governo federal e à inversão de valores
José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.
“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.
Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.
Confiança no PL e esperança de mudança
O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.
“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.
José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.
Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:
“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásGasoduto Centro&Oeste é inaugurado
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásPeixamento fortalece pesca artesanal no Norte
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásRodovias com radares de velocidade média
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásIgor Eto deixa o Partido Novo para assumir comando do Avante em Minas
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásPesquisa Fecomércio MG: Comércio mineiro otimista para o Natal
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásOperação de mineração volta no Jequitinhonha
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásMetade de Uberlândia está endividada



