Minas Gerais
Educadores ambientais de todo o país podem se inscrever para curso da Semad
Após o sucesso da primeira turma do curso de capacitação em educação ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), estão abertas as inscrições para nova turma. Até o dia 23/5, educadores de todo Brasil poderão se inscrever para o curso de Educação Ambiental: Princípios, Conceitos e Metodologias, gratuito, on-line e com 40 horas de conteúdo.
Embora seja aberta a todos os interessados, a nova edição tem como foco atender os educadores que fazem parte do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, uma ação da Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais (Deari) da Semad, que abrange 73 municípios, com cerca de 200 professores, 238 turmas de ensino fundamental e aproximadamente 5 mil alunos de todas as regiões de Minas Gerais.
O objetivo do programa é capacitar educadores para a prática pedagógica em educação ambiental, por meio da disponibilização de curso em Educação a Distância (EAD), bem como, desenvolver, junto aos alunos, atividades semanais de educação ambiental.A diretora da Deari, Ana Cristina da Silveira, ressalta a importância do curso, sobretudo para os educadores do programa. “O conteúdo é imprescindível para os profissionais das localidades onde o Jovens Mineiros está implementado. É por meio do conteúdo repassado que todos terão mais condições e ferramentas educacionais para repassar aos alunos, concretizando o que prevê o programa”, diz.
Além desses educadores, o curso tem atraído estudantes, empresas, consultores, produtores rurais, pessoas comprometidas com a causa ambiental, entre outras.
Os participantes irão ter conteúdos que visam auxiliá-los conforme as suas ocupações profissionais e são voltados para a estrutura da educação ambiental, histórico, legislação, educação formal e não formal, projetos de educação ambiental, metodologias pedagógicas, educação ambiental no processo de gestão ambiental.
O curso estará disponível na plataforma Trilhas do Saber, a partir do dia 25 de maio. Haverá certificados para os participantes que alcançarem o desempenho previsto, nota mínima 60 pontos.Clique aqui para se inscrever.
Recorde
O curso de educação ambiental é feito desde 2012 pela Semad, sendo aberto aos municípios selecionados pelo programa, além de educadores de todo o Brasil. Em 2021, foram três edições, sendo a última com 5 mil inscritos.
“O curso oferece um conteúdo conciso e fundamental para quem se interessa pelo assunto. A qualidade oferecida resultou no recorde de inscrições na última edição, quando foram 5.665 mil inscritos de todo o Brasil. A expectativa é alta para esta nova edição, visto que o conteúdo oferecido é sempre muito elogiado por todos aqueles que participaram”, avalia o superintendente de Gestão Ambiental da Semad, Diogo Franco.
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.