Minas Gerais
Em missão na Inglaterra, Governo de Minas destaca o turismo do estado em feira internacional do setor
O vice-governador Professor Mateus e o secretário de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Leônidas Oliveira, estão em Londres para atrair novos investimentos e apresentar iniciativas que têm ampliado a procura de turistas por destinos mineiros. O objetivo é firmar acordos de cooperação internacional com o Reino Unido, além de gerar oportunidades de negócios e parcerias.
Nesta segunda-feira (6/11), os representantes do Governo de Minas participaram da World Travel Market (WTM), feira realizada no centro de convenções e exposições ExCel London. O evento é um dos mais relevantes da indústria internacional de viagens e turismo. Apenas no ano passado, a WTM reuniu cerca de 3,5 mil expositores de 184 países e regiões, e mais de 35 mil participantes.
Na feira, vice-governador e secretário começaram o dia pelo estande do Brasil, organizado pelo Ministério do Turismo, via Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Na sequência, conheceram outras iniciativas de países da América, Europa e Oriente Médio.
“Nós temos a pretensão de continuar sendo o estado que mais cresce em turismo no Brasil. Isso tem acontecido ao longo dos últimos três anos. Com isso, o turismo tem se tornado uma atividade cada vez mais relevante em Minas Gerais. Não só para aquelas cidades que já eram tradicionalmente movimentadas, e nós temos tantas, mas agora a gente está conseguindo chegar ao turismo de valor agregado, de alta gastronomia, de aventura, de experiência na atividade rural, de natureza nos nossos parques”, diz Professor Mateus.
“Este é um turismo que faz com que a economia gire mais, porque o turista deixa mais dinheiro na compra de artesanato, nas suas refeições, numa hospedagem de alto padrão. Isso está mudando o padrão de Minas Gerais. E nossa presença em feiras internacionais para ‘vender Minas Gerais’, para encontrar novos operadores e conhecer experiências de outros países, e aqui na WTM nós temos os cinco continentes, são importantes porque Minas Gerais tende a se tornar o principal destino turístico do Brasil”, avalia o vice-governador.

Mercado importante para Minas Gerais, o Reino Unido é, segundo a Pesquisa de Demanda Turística, de 2022, o terceiro país que mais envia turistas para o estado.
“A Organização Mundial do Turismo nos forneceu uma pesquisa recentemente que mostra que, em dez anos, 30% dos empregos do mundo estarão no turismo. Daí o esforço do Governo de Minas e nosso, da Secult, aqui na WTM Londres, esta que é uma grande feira internacional objetivando reuniões e contatos para atração de investimentos e, sobretudo, promover o destino Minas Gerais para o mundo, conectando a mineiridade com o planeta”, comenta Leônidas de Oliveira.
WTM no Brasil
Em abril deste ano, o Governo de Minas Gerais participou da WTM Latin America, em São Paulo. Em estande de 200 metros quadrados, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo promoveu a cultura mineira, com destaque para as cozinhas clássica e contemporânea, a música, a moda e as afromineiridades, e também os destinos turísticos, com o objetivo de atrair investimentos.
Em três dias de feira, Minas foi celebrada e apresentada ao público por meio de exposição de cerâmicas, bordados e esculturas de 23 artesãos mineiros, desfile de moda com peças de quatro marcas do estado e apresentação dos Ternos de Congo, da Festa de São Benedito, de Poços de Caldas, entre outras ações culturais. Na recepção do estande, os visitantes foram recebidos com pão de queijo, doce de leite, roscas, biscoitos e café coado na hora.
Missão internacional
Os representantes do Governo de Minas estão na Inglaterra desde domingo (5/11).
As atividades na capital britânica terminam nesta terça-feira, fechando a série de reuniões e compromissos oficiais iniciada em Paris, em 2/11.
Fonte: Agência Minas
GERAL
José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”
O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.
“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.
Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.
“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.
Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina
O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.
Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.
Crítica ao governo federal e à inversão de valores
José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.
“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.
Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.
Confiança no PL e esperança de mudança
O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.
“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.
José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.
Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:
“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”
-
EMOÇÕES4 dias atrásLançamento do livro “Mulheres que Marcaram Caminhos” emociona e inspira Capitólio
-
ESPORTES4 dias atrásMarcos Roberto Bueno Vilela recebe reconhecimento como Mestre de Capoeira após 28 anos dedicados à arte
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásMetade de Uberlândia está endividada
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásArrecadação sobe 7,5% em Minas
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásCentro logístico tem expansão em Pouso Alegre
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásMinas Gerais se destaca no Prêmio ATeG 2025
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásCaravana da AMM chega a Machado nesta terça (25)
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásMais de 4 mil casos de dengue em JF



