Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Emater-MG e Epamig incentivam o cultivo de araruta em São João del-Rei

Publicados

em

Resgatar saberes e valorizar produtos locais foram alguns dos temas do dia de campo realizado na Universidade Federal de São João del-Rei, no Campo das Vertentes.

Promovido em novembro pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), o momento contou com a presença de cerca de 30 produtores, que buscavam iniciar o plantio de araruta em suas propriedades.

O evento faz parte de um programa financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), como forma de estudo e resgate do cultivo desta planta.

A Emater-MG ficou responsável pela mobilização dos produtores rurais. Técnicos da empresa e pesquisadores da Epamig repassaram aos participantes informações sobre o cultivo e os benefícios da araruta para a saúde.

Segundo a pesquisadora Izabel Cristina dos Santos, a araruta era usada pelos povos indígenas antes mesmo da chegada dos portugueses ao Brasil. Segundo ela, a planta era utilizada no tratamento de doenças, ferimentos causados por flechas, picadas de insetos e na recuperação de mulheres após o parto.

Leia Também:  Escolas estaduais de Minas desenvolvem projetos pedagógicos que incentivam o engajamento ambiental 

“Nós estamos resgatando uma planta, uma espécie ancestral dos povos originários da América. Anos atrás era muito comum as nossas avós e bisavós utilizarem o mingau de araruta para tratar das crianças que eram mais fraquinhas e com intolerância alimentar. Ainda encontramos muitas pessoas que comeram e cresceram comendo mingau de araruta”, relata a pesquisadora.

A coordenadora regional de Bem-estar Social da Emater-MG, Elisabeth Duarte, reforça a importância da iniciativa.

“A parceria da Emater com a Epamig visa resgatar o cultivo milenar desse alimento rico em nutrientes e também se propõe a criar unidades experimentais de plantio da Araruta, oferecendo sempre a assistência técnica e o suporte necessário ao produtor.”

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

PM intensifica combate ao crime

Publicados

em

Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.

Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.

A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.

Foco na prevenção com a chegada do fim de ano

Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.

Leia Também:  Criação de suínos em cama sobreposta diminui custos, protege meio ambiente e gera renda na agricultura familiar

Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.

O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.

A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA