Minas Gerais
Emater- MG investe na geração de energia fotovoltaica

Com a estratégia de investir na geração de energia limpa e renovável em suas unidades, dentro do conceito de ESG (Environmental, Social and Governance), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) lançou, nesta sexta-feira (1/7), o edital para implantação de sistema de geração de energia fotovoltaica no município de Ponto dos Volantes, na região do Jequitinhonha.
De acordo com o diretor-presidente Otávio Maia, a instalação da usina fotovoltaica é uma iniciativa da estatal para gerar energia limpa e sustentável, além da economia de gastos em suas unidades, já que a previsão de retorno do investimento financeiro é de aproximadamente três anos.
“É um investimento com retorno muito positivo do ponto de vista financeiro. Sem contar da preocupação que a Emater demonstra em investir em energia limpa, além de contribuir com o meio ambiente de forma ambientalmente sustentável, a Emater se mostra mais uma vez protagonista, colocando a sua energia utilizada na execução das suas atividades, buscando uma fonte limpa”, afirmou.
Otávio Maia ressaltou, ainda, que a empresa vai investir na implantação de outras usinas fotovoltaicas, de modo a garantir a utilização de 100% de energia própria.
“Essa primeira microusina de Ponto dos Volantes ainda não vai contemplar 100% da demanda de energia da Emater. Mas a gente pretende chegar lá com as próximas usinas que a gente ainda vai implementar “, adiantou.
Conceito ESG
O conceito ESG (Environmental, Social and Governance) é um indicador para avaliar as boas práticas ambientais, sociais e de governança corporativa.
Ao adotar o sistema de energia fotovoltaico, a Emater-MG passa a contribuir com os aspectos desse conceito ESG. Isso significa, que ao utilizar energia solar, a estatal está colaborando com a redução de emissões de gases tóxicos como, por exemplo, o dióxido de carbono e de efeito estufa.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES5 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem