Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Emater-MG renova frota para melhorar atendimento a produtores rurais

Publicados

em

Emater-MG / Divulgação

Para garantir o atendimento de qualidade aos produtores rurais, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) precisa estar sempre atenta às condições de sua frota. Na próxima semana, a empresa entregará, aos gerentes regionais, em cerimônia a ser realizada em Belo Horizonte, 39 veículos zero quilômetro. De acordo com o diretor Administrativo e Financeiro, Cláudio Augusto Bortolini, as unidades foram adquiridas com recursos próprios da empresa, com o objetivo de reduzir a idade média da frota de cerca de 1,3 mil automóveis, que atualmente supera sete anos de média.

“A Emater tem uma frota enorme em uso pelos extensionistas, então é constante a necessidade de renovação. Ao longo dos anos, sempre contamos com o apoio financeiro do Governo Federal, mas, com a pandemia e outras dificuldades, os recursos ficaram restritos. Para adquirir esses novos veículos, contamos com recursos de alienação de automóveis antigos, imóveis e também de economia no orçamento da empresa”, afirma Bortolini.

Entre os 39 novos automóveis, 25 são modelo Mobi 1.0 e 14 são pickups de médio porte, modelo Strada. Dentre estes, cinco veículos serão entregues para unidades que foram vencedoras nas metas do pacto por resultados. É que a Emater-MG instituiu, no final de 2021, o Pacto por Resultados, em que ficou estabelecido que sete unidades melhores colocadas teriam direito a um veículo zero quilômetro para uso da equipe, entre outros benefícios. Os extensionistas de São José do Divino, no Leste de Minas e Nova União, região Central já receberam os automóveis a que fizeram juz, pelo primeiro e segundo lugares. A lista de vencedores do desafio inclui ainda os municípios de Alterosa, no Sul de Minas, Santa Bárbara do Monte Verde e Dona Euzébia, ambos na Zona da Mata, além das Unidades Regionais de Cataguases e Viçosa. E, com recursos de emendas parlamentares, a frota da Emater-MG vai ser encorpada com mais seis pickups, que também chegarão aos extensionistas na próxima semana.

Leia Também:  Motoristas das categorias C, D e E devem ficar atentos ao prazo para realização do exame toxicológico

Projeto futuro: locação de veículos

O diretor Administrativo e Financeiro da Emater-MG, Cláudio Bortolini, anuncia que, paralelamente às aquisições de veículos, a empresa vai testar um modelo de locação, para garantir a locomoção das equipes de extensionistas em todo o estado. Já há um processo de licitação em andamento, atualmente na fase de tomada de preços, e o pregão para a escolha da empresa de locação de 160 automóveis deverá ser realizado no segundo semestre de 2022. “Em vez de desembolsar um valor alto na compra de várias unidades, teremos apenas o custo do aluguel, e a locadora assume a manutenção dos automóveis, para que se mantenham em estado de seminovos”, explica Bortolini.

Outra novidade é a implantação de um sistema de rastreamento dos veículos, que vem sendo feita pela Divisão de Logística da Emater-MG. Há expectativa de reduzir em pelo menos 15% o custo com os deslocamentos. Isso é muito significativo, pois, depois da folha de pagamento e benefícios, a manutenção da frota é o segundo maior custo da empresa”, conclui o diretor.

Leia Também:  Produtores de algodão começam a semana com expectativa de alta na Bolsa

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Vazio sanitário do feijão e do algodão contribui para aumentar saúde e produtividade das lavouras

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA