Minas Gerais
Encontro Técnico da Cafeicultura abre a programação da Expocafé 2022
O 3º Encontro Técnico da Cafeicultura marcará o início da Expocafé 2022. O evento, on-line, que vai acontecer entre os dias 10 e 12/5, a partir das 18h30, contará com painéis temáticos sobre Bicho Mineiro, Biológicos na Cafeicultura e Nematoides. “O evento virtual é uma modalidade que veio para ficar e que tem nos ajudado a ampliar a difusão das tecnologias. Optamos por realizar a versão on-line duas semanas antes da feira presencial para garantir, para palestrantes e visitantes, a possibilidade de acompanhar todas as atividades”, conta o coordenador técnico da Expocafé, César Botelho.
Após duas edições totalmente virtuais, em função das restrições necessárias ao controle da pandemia, a Expocafé voltará a contar com atividades presenciais, a serem realizadas no Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Três Pontas, no Sul de Minas, no período de 25 a 27/5. Além de programação técnica diversificada, o evento contará com a tradicional exposição de máquinas e insumos e com a 2ª edição da Expocafé Mulheres, também nos formatos virtual e presencial.
“Os três painéis do Encontro Técnico On-line vão discutir temas relevantes e atuais da cafeicultura”, afirma César Botelho, acrescentando que a cada dia um assunto será destacado. A dinâmica consistirá em duas palestras técnicas e um espaço para debate, com participação do público pelo chat. No primeiro dia (10/5), o tema será Bicho Mineiro, com moderação do pesquisador da Epamig Rogério Silva. As discussões sobre Biológicos na Cafeicultura, com mediação da pesquisadora Sara Chalfoun, acontecem em 11/5. O tema do painel de 12/5 será nematoides, a condução será da pesquisadora da Epamig Sônia Salgado.
A programação completa será divulgada até o final de abril pelo site www.expocafeoficial.com.br, no qual também será possível fazer as inscrições e assistir à programação on-line. Até o momento cerca de 120 empresas já confirmaram a participação como expositoras na versão expandida da Expocafé (estandes virtuais e presenciais).
Programação 2022
3º Encontro Técnico da Cafeicultura – Painéis Temáticos On-line – 10/5, 11/5 e 12/5, às 18h30. Inscrições prévias: www.expocafeoficial.com.br.
2ª Expocafé Mulheres – edição virtual – 18/5, às 19h. Inscrições prévias: www.expocafeoficial.com.br.
11º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira – evento presencial para participantes previamente inscritos – 24/5, das 8h às 18h, no Campo Experimental da Epamig em Três Pontas.
25ª Expocafé – exposição de máquinas; palestras e plantões técnicos; dinâmicas de máquinas; Expocafé Mulheres, Espaço Aroma e Sabores – 25/5 a 27/5, as 8h às 18h, no Campo Experimental da Epamig em Três Pontas.
As novidades da programação da Expocafé 2022 podem ser acompanhadas pelo site.
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.