Minas Gerais
Enem 2022: estudantes devem ficar atentos e realizar um checklist para o primeiro dia da prova

Um estudante preparado faz um checklist antecipado e não deixa para a última hora para acessar as informações essenciais para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Detalhes como o local da prova, o horário, a documentação necessária, o que é permitido levar e o que é proibido são alguns detalhes que valem ser conferidos com antecedência para se programar com tranquilidade. O primeiro dia de aplicação da prova do Enem será neste próximo domingo (13/11), quando os candidatos inscritos realizarão as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e de Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação.

O segundo dia de aplicação será na semana seguinte, no domingo (20/11), e as provas serão das áreas do conhecimento de Matemática e Ciências da Natureza.
O local da realização da prova é uma das principais informações que o estudante deve ficar atento. Esse detalhe consta no cartão de confirmação de inscrição, disponível na Página do Participante, no portal do Inep. A orientação dos organizadores é que o estudante calcule, antecipadamente, o tempo de deslocamento até o local para não se atrasar no dia do exame. Não é permitida a entrada de estudantes atrasados.Para conferir o local da prova o estudante pode acessar este link. O candidato deverá inserir o número do CPF e a senha cadastrada no ato da inscrição.
Confira mais detalhes e faça seu checklist:
Data: 13/11 – 1º dia
Campo do conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias, e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação
Horários – de acordo com horário de Brasília
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Saída sem caderno de questões: 15h30
Saída com caderno de questões: 18h30
Término das provas 1º dia: 19h
Como saber o local da prova:
Acesse a Página do Participante no Portal do Inep: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/
O que pode levar no dia da prova:
– RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são válidos); captura de tela não será aceita.
– álcool em gel;
– caneta esferográfica preta fabricada em material transparente;
– cartão de confirmação de inscrição;
– lanche;
– água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo)
O que não é permitido levar na prova:
– Telefones celulares, calculadoras ou qualquer equipamento eletrônico (devem ser mantidos desligados e devidamente guardados no envelope porta-objetos. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado);
– Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens;
– Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros;
– Bebidas alcoólicas, cigarro e/ou drogas ilícitas.
Sobre o Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), é o principal mecanismo de acesso à educação superior no país. As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas. Além disso, os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
A aplicação do Enem ocorre em dois dias e os participantes fazem provas de quatro áreas de conhecimento, que ao todo somam 180 questões objetivas. Os candidatos também são avaliados por meio de uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor