Minas Gerais

Epamig auxilia produtores a acompanhar maturação das azeitonas

Publicados

em


Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) ajuda produtores de azeitonas a identificar o momento ideal para colheita e para produção de azeites. O trabalho de análise de maturação dos frutos é realizado no laboratório no Campo Experimental de Maria da Fé, município localizado no Sul de Minas Gerais e palco da primeira extração de azeite extravirgem do Brasil.

De acordo com o pesquisador da Epamig, Luiz Fernando de Oliveira, as análises para a safra de 2022 começaram no início do ano. Responsável por conduzir os trabalhos, ele explica que, por meio de estudos dos parâmetros estabelecidos para cada cultivar, é possível informar aos produtores a quantidade de azeite que determinadas azeitonas possuem no momento, indicando se já é hora de colher os frutos ou se é necessário esperar um pouco mais.

“Após o plantio, as oliveiras demoram cerca de quatro anos para produzir azeitonas. Então, determinar o ponto correto de colheita vai garantir que o produtor consiga resultados mais satisfatórios, tanto em quantidade de azeite extraído, quanto na qualidade final do produto”, explica Luiz Fernando de Oliveira.

As análises têm um custo, mas os resultados são preciosos por conta da lucratividade. Luiz Fernando lembra que os dados obtidos em laboratório indicam, ainda, quanto um produtor poderia deixar de lucrar caso a colheita de azeitonas para extração de azeite fosse feita em um momento precipitado.

“Se o produtor não colher suas azeitonas no momento correto, ele perderá todo o trabalho realizado ao longo de anos, desde o plantio. Isso sem contar nos prejuízos futuros, já que os erros podem ser repetidos nas próximas safras. O produtor precisa se atentar para metodologias científicas que podem auxiliá-lo a tomar decisões corretas”, enfatiza o pesquisador.

Leia Também:  Polêmica: Bayer deve R$ 1,3 ou R$ 10 bilhões aos produtores rurais representados pela Aprosoja?

Visão de mercado

O produtor de azeites e proprietário da marca Santa Clara, Marco Ferreira, iniciou o plantio de oliveiras no município de Cambuí (MG) no Sul do estado, em novembro de 2014. Seu pomar é formado pelas variedades Arbequina, Arbosana e Koroneiki e, desde os primeiros plantios, conta com o suporte técnico da Epamig..

Todos os anos, antes da colheita das azeitonas, o produtor realiza ao menos uma análise de maturação dos frutos na Epamig de Maria da Fé. “Os resultados dme orientam sobre o melhor momento para a colheita. Assim, eu mantenho alto o índice de qualidade do azeite e minimizo riscos de perdas por atrasos na colheita, ataques de pragas e chuvas de granizo comuns no verão”, afirma Marco Ferreira.

Quanto azeite produz uma azeitona?

Não existe um percentual exato da quantidade de azeite que uma azeitona é capaz de produzir. Isso ocorre porque há inúmeros fatores inerentes às oliveiras e ao clima, solo e localização dos olivais. A pesquisa agropecuária atua para apresentar ao produtor índices nos quais ele pode tomar decisões mais acertadas.

Luiz Fernando de Oliveira conta que esses índices variam de acordo com as condições climáticas das propriedades e, principalmente, em função das cultivares de azeitona. Cada modelo possui uma genética que permite acumular mais ou menos azeite.

Leia Também:  CNA pede medidas emergenciais ao Mapa, em apoio aos produtores afetados por adversidades climáticas

“Os levantamentos para composição dos índices são feitos sempre com base na massa seca. No laboratório nós desconsideramos o teor de água que os frutos têm. Isso porque a umidade pode variar ao longo do tempo, tanto para mais quanto para menos, em função de chuvas ou de outros fatores”, conclui o pesquisador.

Extração de azeite

A extração de azeites da Mantiqueira para a safra de 2022 já começou. Segundo o pesquisador da empresa mineira, Pedro Moura, um dos principais requisitos para obter produtos de qualidade é promover a extração logo após a colheita dos frutos.

Pedro Moura explica que, depois de colhidos, o processo de respiração dos frutos não é interrompido. De acordo com ele, isso pode oxidar e fermentar as azeitonas, o que traz impactos para a qualidade final do azeite.

Por isso é necessário extrair logo após a colheita. A estrutura de maquinários para o serviço, porém, requer investimentos financeiros consideráveis. Em resposta a pequenos e médios produtores, a Epamig realiza extração de azeite no Campo Experimental de Maria da Fé. O serviço atende marcas do Sul de Minas, do Norte de São Paulo e até de outros estados e regiões do país. 

Interessados nos serviços de análises de maturação das azeitonas e extração de azeite devem entrar em contato por meio do telefone (35) 3662-1227 ou pelo e-mail [email protected].

A Epamig é uma empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Embrapa libera software gratuito para produtores de cana do centro-sul

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Campo Experimental da Epamig em Uberaba é referência em Melhoramento Genético do Gir Leiteiro

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA