Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Epamig celebra participação feminina no desenvolvimento da pesquisa agropecuária

Publicados

em


Nesta sexta-feira (11/2), data em que é comemorado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) ressalta a importância da participação feminina no desenvolvimento da pesquisa agropecuária. 

Na prática, elas estão no corpo técnico da instituição, composto por 45 mulheres que coordenam 109 dos 223 projetos em execução. Esse número equivale a cerca de 40% do quadro total.  Pela primeira vez, a empresa é presidida por uma mulher, Nilda de Fátima Ferreira Soares, pesquisadora na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, que assumiu o cargo em 2019.

Dados levantados pela ONU apontam que, em 2020, as mulheres respondiam por menos de 30% do total mundial de pesquisadores. Nilda Soares, que é professora titular licenciada da Universidade Federal de Viçosa (UFV), onde também foi a primeira mulher a assumir o cargo de reitora, acredita que a educação é o principal caminho para promover o empoderamento da mulher na ciência e nas demais áreas de atuação. “É um orgulho perceber que, pelo estudo, pela resiliência e pela persistência, a mulher tem buscado seu espaço e realizado seu trabalho em prol da equidade e da harmonia em todas áreas e, em especial, na ciência e na tecnologia”, afirma.     

Leia Também:  Em Ribeirão das Neves, LMG-806 recebe obras de recuperação 

Oportunidades

A presidente da Epamig destaca ainda que a qualificação profissional é fundamental na busca por oportunidades mais equânimes e justas. “Além de contarmos com pesquisadoras e pesquisadores altamente qualificados, temos um compromisso com a formação de novos profissionais por meio de cursos técnicos e de capacitação”.

Ela destaca ainda que a partir deste ano a Epamig passa a disponibilizar cursos superiores e de pós-graduação, o que representa mais oportunidade para jovens se capacitarem. “Temos também a disponibilidade de vagas para bolsistas em diferentes níveis de formação e para estagiários, possibilitando a iniciação científica desses estudantes”, acrescenta.

O Dia Internacional das Mulheres e Meninas é comemorado desde 2015, após ser estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Unesco e da ONU Mulheres. A data tem como objetivo dar visibilidade à contribuição feminina nas áreas de pesquisa científica e tecnológica e de educação.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  ALMG celebra a importância do Poder Legislativo

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA