Minas Gerais
Epamig Itap realiza ações para apresentar Graduação Tecnológica em Agropecuária de Precisão
O Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui (Itap), ligado à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) prepara-se para receber inscrições de interessados em cursar Agropecuária de Precisão no ano de 2024. O curso Superior de Tecnologia, implantado no Instituto em 2022, traz uma temática inovadora em consonância com as necessidades do mercado.
“Temos casos de alunos nos períodos iniciais, lembrando que o nosso curso ainda não completou dois anos, que fizeram estágios nas férias e já despertaram interesse de empresas para possível contratação após a conclusão da graduação”, conta o coordenador de Ensino do Itap, Robson de Assis Souza.
Com o objetivo de apresentar a proposta e a infraestrutura do curso, a equipe tem realizado ações voltadas para estudantes de ensino médio e para a população em geral em Pitangui e em municípios próximos. As atividades incluem visitas a escolas de ensino médio, públicas e privadas; palestras, panfletagem e rodas de conversa em eventos como feiras e exposições. Além de iniciativas como o “Itap de Portas Abertas”, na qual alunos do 3º ano do ensino médio são recebidos no Instituto e têm a oportunidade de conhecer a estrutura e os equipamentos utilizados nas aulas e obter informações diretas com professores e outros estudantes.
No próximo sábado, 21/10, de 8h às 13h, será realizado o “2º Itap na Praça”. Na oportunidade, será montado um estande para a demonstração dos trabalhos para a comunidade na Praça Plínio Malaquias (Praça da Estação). “Esta ação está vinculada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que neste ano tem como tema ‘Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável’. Levaremos tratores, drones e outros equipamentos para a apresentação das tecnologias e contaremos com a participação de alunos e professores do Itap”, adianta Robson. Outra atração será o ônibus Ciência Móvel, laboratório itinerante que pertence à Epamig Sul, em Lavras.
“O Itap tem uma longa relação com a comunidade de Pitangui, por muitos anos foi Itac, instituição de ensino técnico. Agora, como instituição de ensino superior, estamos nos reapresentando com o intuito de mostrar que evoluímos e que continuamos a serviço do município e de seus cidadãos”, finaliza o coordenador.
As visitas às escolas de ensino médio acontecem às segundas e terças-feiras e o “Itap de Portas Abertas” ocorre de quarta à sexta-feira. Ações já foram realizadas nos municípios de Abaeté, Martinho Campos, Pompéu e Pará-de-Minas. Nos meses de outubro e novembro, estão previstas visitas a escolas dos municípios de Prudente de Morais, Sete Lagoas, Bom Despacho, Divinópolis, Cachoeira da Prata, Nova Serrana, Santo Antônio dos Montes, dentre outros. Podem participar escolas de ensino médio públicas e privadas e cursos preparatórios. Os interessados podem fazer contato pelo e-mail ensinoitap@epamig.br ou WhatsApp (37) 3271-5544.
O processo de seleção de alunos para o curso superior em Tecnologia de Agropecuária de Precisão considera as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Anualmente, são oferecidas 40 vagas. A graduação é presencial, com regime acadêmico de tempo integral e duração de seis semestres letivos. Saiba mais neste link.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.