Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Epamig oferece cursos na 93ª Semana do Fazendeiro

Published

on

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) marcará presença na 93ª edição da Semana do Fazendeiro da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que será realizada entre os dias 22 e 28/7. No evento, que tem como tema o Crescimento econômico inclusivo e sustentável: um novo olhar para a agricultura, pesquisadores da Empresa vão ministrar cursos nas áreas de cafeicultura, hortaliças, plantas medicinais, doenças de plantas e monitoramento espacial de lavouras.

A programação da Epamig terá início no dia 24/7, com o curso “Cultivo de Hortaliças em Pequenos Espaços”, ministrado pela pesquisadora Wânia Neves. Wânia também falará sobre “Manejo de Doenças de Plantas”, em curso que será realizado no dia 26/7.

No dia 25/7, a pesquisadora Maria Regina Miranda vai ministrar o curso teórico e prático “Hortaliças PANC: benefícios, manejo e preparo”, no qual vai abordar formas de cultivo, composição nutricional, e potencial econômico para a agricultura familiar, com ênfase no ora-pro-nobis e em PANCs mais resistentes e vigorosas cultivadas no Banco de Hortaliças Não Convencionais da Epamig. Também dividido entre parte prática e teórica, o curso “Plantas Medicinais” será ministrado no dia 26/7 pela pesquisadora Maira Fonseca.

Leia Também:  24ª Semana da Justiça Pela Paz em Casa será aberta no dia 16/8

Também no dia 25/7, pela manhã, a pesquisadora da Epamig Waldênia de Melo Moura vai ministrar o curso “Cafeicultura Orgânica”. “O tema tem sido uma demanda constante por parte dos cafeicultores, principalmente familiares que buscam formas mais sustentáveis de cultivo e agregação de valor ao produto. Abordaremos as normas de produção orgânica; produção de mudas; implantação e condução da lavoura orgânica”, adianta. No dia 27/7, Waldênia falará sobre Café Conilon. “O interesse pelo cultivo vem aumentando, por ser uma alternativa de grande impacto econômico para regiões mais baixas e quentes do estado. Diante disso, estamos lançando, pela primeira vez, esse curso”, completa a pesquisadora.

Nos dias 26 e 27/7, acontece o curso “Aplicação do Google Earth Engine no Monitoramento Espacial de Lavouras”, coordenado pelo pesquisador Williams Pinto Marques Ferreira. Todos os cursos coordenados pela Epamig são limitados a 25 vagas. As inscrições já estão abertas e podem ser efetuadas neste site, onde também é possível consultar a programação detalhada.

Piscicultura Ornamental

Leia Também:  TJMG abre Semana do Servidor com homenagens e ampla programação

A Epamig também vai participar do Workshop “Piscicultura Ornamental: uma nova oportunidade”, juntamente com o Instituto Mineiro de Agropecuário (IMA) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG), que discutirá temas como a estratificação do polo de excelência em piscicultura ornamental da Zona da Mata; sanidade em peixes ornamentais: principais parasitoses e bacterioses; biosseguridade na produção.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Published

on

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Painel Indicadores do Sisema passa a monitorar ações de reflorestamento em Minas

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA