Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Epamig participa da 5ª Festa do Azeite Novo em Maria da Fé

Publicados

em

O município de Maria da Fé, localizado na Serra da Mantiqueira, recebe a tradicional Festa do Azeite Novo, entre os dias 26 e 28/4, no Centro Cultural. O evento gratuito é organizado pela prefeitura e Secretaria de Cultura e Turismo da cidade, com co-realização da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

A Epamig participará da mesa de abertura do evento, na sexta-feira (26/4) com apresentação sobre trabalhos pioneiros em olivicultura, além de celebração do aniversário de 50 anos da empresa. “A Epamig foi responsável pela primeira extração de azeite extravirgem do Brasil, realizada em Maria da Fé, no ano de 2008. Por isso, optamos por falar sobre os 50 anos de sua história na abertura, ressaltando sua importância para o contexto da olivicultura nacional”, conta o pesquisador, Pedro Henrique Moura.

O Campo Experimental da empresa em Maria da Fé receberá uma visita guiada na manhã de sábado (27/4), na qual os participantes poderão saber mais sobre pesquisas, cultivo da oliveira e processamento da azeitona para a produção do azeite de oliva.

Leia Também:  Fhemig oferece novas vagas na capital e no interior do estado

Os pesquisadores oferecerão plantão técnico ao longo da festa, no estande da Epamig, tirando dúvidas dos interessados. A empresa também participa, na noite de sábado (27/4), de debate promovido pela Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira (Assoolive), sobre os rumos da olivicultura e os principais desafios para a cadeia no país.

Referência nacional

Criada com o intuito de celebrar a colheita de azeitonas na região, bem como a produção dos novos azeites, a Festa do Azeite Novo chega à quinta edição. Nos dias 27 e 28/4, o Centro Cultural da cidade receberá palestras conduzidas por especialistas em olivicultura, que vão discutir temas como o pioneirismo de Maria da Fé na produção nacional de azeites, as diferenças entre azeites extravirgens de qualidade superior e azeites vendidos em supermercados, e o projeto de um Museu Virtual da Olivicultura e do Azeite.

As inscrições para as palestras são gratuitas e podem ser feitas neste link.

Serviço

5ª Festa do Azeite Novo

Data: de 26 a 28/4/2024

Hora: das 10h às 20h

Leia Também:  TJMG participa da solenidade de posse da nova superintendente da Polícia Federal em MG

Local: Centro Cultural de Maria da Fé – Praça Getúlio Vargas, 60, Centro – Maria da Fé (MG)

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  TJMG participa da solenidade de posse de promotores substitutos do Ministério Público

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA