Minas Gerais
Epamig participa de Festival Cultural do Queijo e do Vinho do Santuário do Caraça

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) participa, neste sábado (4/5), do Ancestral – Festival Cultural do Queijo e do Vinho do Santuário do Caraça, em Catas Altas, região Central de Minas Gerais.
A programação prevê exposição e comercialização de produtos de diferentes regiões do estado, degustações, além de duas palestras sobre vinho e duas sobre queijos artesanais, ministradas por pesquisadores da empresa.
“Ter a Epamig como aliada neste propósito é uma alegria. Quando fizemos o convite para o nosso evento, recebemos a resposta positiva imediatamente e ela, inclusive, disponibilizou os palestrantes, o que agrega ainda mais ao Ancestral”, afirma o gerente geral do santuário, Pablo Azevedo.
A Epamig também fará o lançamento do Informe Agropecuário “Queijos artesanais mineiros”. A revista trata, entre outros assuntos, das normas que passaram por ampliação e modificações nos últimos dez anos.
Programação
A “História do Vinho Mineiro: Origem e evolução”, e “Entendendo os rótulos dos vinhos nacionais”, são os temas apresentados pela enóloga Angélica Bender. A especialista atua no programa estadual de pesquisa em vitivinicultura da Epamig.
Já o pesquisador Daniel Arantes, integrante do programa estadual de pesquisa em leite e derivados, ministrará as palestras: “Arte, tradição e ciência dos queijos artesanais mineiros”, às 10h, e “A ciência por trás dos sabores dos queijos artesanais mineiros”, às 14h.
Para participar da programação, os visitantes e hóspedes do Santuário do Caraça deverão adquirir a cartela de degustação, que dá direito a:
- Acesso às palestras
- Exposição e degustação de vinhos finos de inverno e queijos artesanais mineiros
- Taça oficial do evento
Mais informações podem ser consultadas através do contato oficial do Santuário do Caraça – (31) 3942-1656 (também WhatsApp)
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES5 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Mineradoras disputam Serra do Pires em JF