Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Epamig realiza Dia de Campo sobre fruticultura de clima temperado

Publicados

em

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) promove no dia 10/8, em São João del-Rei, no Campo das Vertentes, o Dia de Campo “Poda e Manejo de Frutíferas de Clima Temperado e Tropical”. O evento é gratuito e acontece a partir das 8h30 no Campo Experimental Risoleta Neves. As inscrições serão feitas no local.

Na programação, quatro palestras sobre poda e manejo do pessegueiro, da videira, da figueira e da pitaeira, além da oportunidade de trocar experiências sobre diferentes aspectos do cultivo, produção e comercialização de frutas. “Estamos, exatamente, no período da poda das fruteiras de clima temperado, por isso, a temática. No entanto, o evento é a oportunidade para estreitarmos as conexões entre produtores, pesquisadores e extensionistas, esclarecermos dúvidas, falarmos sobre o mercado e compartilharmos conhecimentos”, afirma o pesquisador da Epamig Paulo Márcio Norberto.

Paulo Norberto / Epamig

Típica de áreas tropicais, a pitaya tem se adaptado bem na região do Campo das Vertentes. “A fruta despontou como uma cultura atraente e rentável. Houve um boom inicial no consumo e, atualmente, a demanda se estabilizou. O cultivo continua sendo viável, uma vez que a planta é rústica e de fácil adaptabilidade”, comenta Paulo.

Leia Também:  Comissão cobra cumprimento da legislação sobre remuneração na educação básica

O pesquisador acrescenta que todas as culturas que serão abordadas no Dia de Campo requerem áreas pequenas para o cultivo. “A agropecuária na região do Campo das Vertentes tem a pecuária leiteira como seu principal pilar. Apresentamos a fruticultura como uma fonte de renda extra, bastante adequada à propriedade familiar”. Além da comercialização in natura, a fabricação de doces e geleias é uma boa opção para a agregação de valor. “Por estarem em uma região produtora de hortaliças, esses produtores têm facilidade para enviar para a CeasaMinas as frutas que não vendem no mercado local”, completa.

A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) são parceiras na realização do Dia de Campo, que conta também com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e das prefeituras dos municípios de Barroso, Barbacena, Alfredo Vasconcelos, Carandaí e Belo Vale, que possuem Acordo de Cooperação Técnica com o Campo Experimental Risoleta Neves da Epamig.

Leia Também:  Murilo Huff desabafa sobre críticas ao novo relacionamento: ‘Eu fico muito magoado’

Serviço

Dia de Campo Poda e Manejo de Frutíferas de Clima Temperado e Tropical

Data: 10/8/2023 (quinta-feira)

Horário: 8h30 às 12h

Local: Campo Experimental Risoleta Neves – Avenida Visconde do Rio Preto, s/n – Campus CTAN – Universidade Federal de São João del-Rei

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Pavimentação da BR-367 ainda depende de decisão sobre projeto

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA