Minas Gerais
Epamig realiza primeira venda de mudas de café Conilon
A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) realizou a entrega das primeiras mudas de café Conilon produzidas nos campos experimentais de Leopoldina e Vale do Piranga (Oratórios), na Zona da Mata Mineira. O lote contendo 7 mil mudas foi adquirido por um cafeicultor do município de Raul Soares, na mesma região.
A implantação dos jardins clonais, a construção dos viveiros e a produção de mudas clonais de café Conilon integram o projeto “Expansão do Cultivo de Café Conilon no Leste de Minas Gerais”, financiado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
“O projeto tem ações voltadas para a região Leste do estado, entretanto, sua contribuição é voltada para os 292 municípios mineiros localizados em áreas baixas e quentes, que são aptos ao cultivo dessa espécie”, garante o pesquisador Fábio Tancredi, coordenador do projeto, que acrescenta: “Este é o nosso primeiro lote comercial produzido”.
O material genético usado para a produção das mudas foi adquirido junto ao Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – (Incaper). “A Epamig adquiriu material genético de quatro cultivares, sendo elas: Centenária ES8132, Diamante ES8112, Jequitibá ES8122 e Marilândia ES8143. Como as cultivares clonais são compostas por um grupo de diferentes clones, optamos por produzir mudas de duas cultivares para que a quantidade ofertada não fosse muito pequena. Nesse primeiro lote produzimos mudas das cultivares Diamante ES8112 e Marilândia ES8143”, informa Fábio Tancredi.
Andamento das pesquisas
Apesar de Minas Gerais ter um grande número de municípios aptos ao cultivo do café Conilon, ainda não há materiais genéticos registrados oficialmente no Ministério da Agricultura, com recomendação para o estado.
“Além de conduzir experimentos para avaliar a adaptabilidade das quatro cultivares vindas do Espírito Santo às condições mineiras, a Epamig também possui um programa de melhoramento genético do café Conilon, com o objetivo de, futuramente, registrar junto ao Mapa um material genético especificamente adaptado para as condições de Minas Gerais. Estamos avançando nas pesquisas e nos aproximamos da próxima etapa do melhoramento, que é a fase de identificação de compatibilidade genética de cada clone que temos testado”, adianta o pesquisador.
Oferta de mudas
As mudas produzidas em 2023 foram adquiridas por este único comprador. Em 2024, a expectativa é de que sejam produzidas 30 mil mudas. “Nossa programação é aumentarmos a produção aos poucos, mantendo o treinamento da nossa mão de obra e adequando às nossas condições para prosseguirmos com o cultivo e atendermos a demanda. A capacidade planejada para os viveiros nos campos experimentais de Oratórios e Leopoldina é de cerca de 200 mil mudas ao todo”, informa Fábio Tancredi.
As encomendas de mudas de café Conilon na Epamig devem começar no próximo mês de maio, quando os interessados devem fazer as reservas na Assessoria de Negócios Agropecuários (Asagro) pelo telefone (31) 3489-5060 ou e-mail asagro@epamig.br.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.