Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Epamig treina equipe de campo e investe em protocolo de práticas unificado para unidades produtoras de gado

Publicados

em

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) deu início a uma série de treinamentos com o intuito de estabelecer um protocolo de boas práticas para modernizar e facilitar a gestão das unidades que atuam na bovinocultura. A proposta foi desenvolvida pelas equipes do Programa Estadual de Pesquisa em Bovinocultura e da Assessoria Negócios Agropecuários, com o apoio da diretoria executiva da empresa.

“Esperamos, primeiramente, motivar os funcionários que trabalham diretamente com animais, incentivando-os a aprimorar os cuidados de maneira mais eficiente e eficaz, além de valorizar o conhecimento deles, que podem sugerir ações e têm oportunidade de tirar suas dúvidas. Também queremos proporcionar aos pesquisadores da área de bovinocultura de todos os campos experimentais, animais padronizados, de qualidade e em número suficiente para realização de suas pesquisas”, afirma a coordenadora do Programa de Pesquisa, Edilane Silva.

Os primeiros treinamentos contemplam manejo de bezerras e silagem. “O intuito é gerar protocolos padrões para cada uma dessas etapas, criação de bezerras, alimentação dos animais, sanidade, qualidade do leite, por meio da qualificação do nosso pessoal. Vamos modernizar nossos campos experimentais para a pesquisa e consequentemente para a produção”, detalha o chefe da Assessoria Negócios Agropecuários, Clenderson Gonçalves, que acrescenta: “Esses protocolos serão repassados no modelo gestão à vista, no qual todos poderão ter conhecimento das metodologias utilizadas e acompanhar os resultados”.

Leia Também:  Edital Via Liberdade vai destinar R$ 1 milhão a oficinas e projetos de capacitação

A economia é outro benefício pretendido. “Com essa padronização a gente consegue uniformizar o consumo de defensivos, de insumos e de medicamentos, evitando desperdícios e gerenciando o estoque, que deve ficar em um almoxarifado central, o que facilitará a distribuição desses produtos e a avaliação da eficácia”, explica Clenderson.

Treinamentos

Os treinamentos englobam os Campos Experimentais Santa Rita, em Prudente de Morais, Sertãozinho, em Patos de Minas e Getúlio Vargas, em Uberaba, e demais unidades da Epamig que atuam na produção de bovinos. Os protocolos sugeridos foram elaborados grupos de trabalho formados por médicos veterinários (manejo de bezerras) e engenheiros agrônomos (silagem), que ministram os treinamentos e vão acompanhar a aplicação das práticas e sugerir ajustes sempre que necessário.

O engenheiro agrônomo Márcio de Souza Bastos, que está na equipe responsável pela reciclagem na área de silagem explica que o objetivo é a melhora da qualidade nutricional do alimento com foco na sanidade e na produtividade do rebanho. “Estamos abordando temas como colheita, condução da lavoura, processo de ensilagem, processo de desabastecimento e fornecimento aos animais. O intuito é recapacitar os funcionários de campo com a introdução de novos resultados de pesquisa”.

Leia Também:  Governador assina convênio que viabiliza a construção do Hospital Regional de Unaí

O agrônomo destaca que a produção de silagem é um processo que ocorre dentro de cada unidade, daí a importância de se aproveitar bem os insumos para obter um alimento de alta qualidade. “A silagem, durante o período de seca, principalmente, é o alimento mais consumido pelos animais e, quando bem feita, traz impactos na sanidade e consequentemente na produção e na receita da propriedade”.

Novos protocolos estão sendo desenvolvidos para o atendimento a outras áreas como qualidade do leite, higiene da ordenha, tratamento de mastite e outros manejos sanitários.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Segundo dia da Expocafé 2023 é marcado por demonstrações de equipamentos na lavoura da Epamig

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA