Minas Gerais
Escola de Saúde oferece curso a distância gratuito em Vigilância Sanitária
A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), por meio da Assessoria de Educação a Distância (AEaD), abre inscrições nesta quinta-feira (26/1) para o curso gratuito: “Conhecimentos Introdutórios para Atuação em Vigilância Sanitária”. O programa integra o percurso formativo do Fiscal de Vigilância Sanitária.
A qualificação tem carga horária de 60 horas e será oferecida na modalidade de Educação a Distância (EaD), com acesso via Ambiente Virtual de Aprendizagem da ESP-MG (AVA), no formato autoinstrucional (sem tutor) e com certificação após conclusão.
Os candidatos poderão se inscrever até 7/2/2023, por meio do preenchimento do Formulário Eletrônico disponível neste link.
Público-alvo
Para se inscrever, os candidatos devem observar os seguintes pré-requisitos:
1.Ser fiscal sanitário ou trabalhador do Sistema Único de Saúde (SUS), com interesse na área da Vigilância Sanitária;
2.Trabalhar no Estado de Minas Gerais;
3.Possuir conhecimentos básicos em Internet
Serão disponibilizadas, inicialmente, mil vagas, que serão preenchidas pela ordem de chegada das inscrições válidas, com prioridade de ingresso para os profissionais que atuam como fiscais da Vigilância Sanitária.
Programa
O curso “Conhecimentos Introdutórios para atuação em Vigilância Sanitária” abre o Percurso Formativo do Fiscal de Vigilância Sanitária, que é composto por três módulos/formações.
O projeto Percurso Formativo é fruto de parceria entre ESP-MG e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e tem como objetivo qualificar o trabalhador da Vigilância Sanitária apresentando as bases e conceitos fundamentais para o desenvolvimento de suas ações na rotina do trabalho.
A carga horária é de 60 horas e as atividades estão distribuídas entre quatro unidades de aprendizagem.
Resultado
O resultado do processo de inscrição e a lista dos nomes dos candidatos contemplados serão divulgados no site da ESP-MG na data prevista de 10/2/2023. E o início do curso no AVA está previsto para a primeira quinzena de fevereiro.
Os organizadores alertam sobre a importância de o candidato atentar-se para o e-mail informado no ato da inscrição. É necessário que o endereço seja pessoal e esteja digitado corretamente, já que os comunicados formais sobre o curso, como o envio de login e senha de acesso, ocorrerão por meio deste e-mail.
A ESP responde a dúvidas por meio dos contatos: (31) 3275-1440 (WhatsApp) ou eadespmg.curso01@gmail.com
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.